13/12/2021 15h23 - Atualizado em 13/12/2021 15h24

Seag e Sebrae realizam 1º Encontro Técnico do Agrolegal

A Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/ES) no Espírito Santo realizam até esta quarta-feira (15), o 1º Encontro Técnico do Agrolegal. O evento conta com a exposição de assuntos de grande relevância para o desenvolvimento da agroindústria familiar e o empreendedorismo rural.

O Programa Estadual de Agroindústria Familiar e Empreendedorismo Rural (AgroLegal) tem como finalidade promover o desenvolvimento das agroindústrias familiares e de pequeno porte, além do empreendedorismo rural no Estado. Entre os objetivos do programa destacam-se o apoio aos municípios no processo de formalização das agroindústrias; a qualificação de técnicos municipais e estaduais; promoção, orientação técnica e capacitação dos agricultores, além do apoio para promover a ampliação das formas de comercialização dos produtos das agroindústrias familiares e de pequeno porte.

“Nosso trabalho é dar suporte aos produtores e já está em fase de licitação a aquisição de equipamentos para apoiar as ações dos serviços de inspeção municipal. Outro ponto positivo é o convênio em parceria com o Sebrae, que está atendendo cerca de 150 agroindústrias com consultorias para a melhoria dos empreendimentos. Para finalizar, a Seag vai distribuir cerca de 150 kits para a coloração da água, visando ao auxílio às agroindústrias para a melhoria de seus produtos”, disse o secretário de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca, Paulo Foletto.

“O Sebrae é parceiro desse projeto e valoriza as ações de incentivo ao fomento das agroindústrias capixabas. Sem dúvidas, esse encontro será enriquecedor”, destacou o diretor de atendimento do Sebrae/ES, José Eugênio Vieira.

Um dos destaques do evento foi o lançamento do sistema agrolegal digital, a apresentação do selo origem capixaba, além de palestras da área tributária e previdenciária. “O Agrolegal-Ater digital é um sistema que tem como objetivo aproximar os empreendedores rurais dos agentes públicos, melhorando a comunicação e a interação entre os mesmos, além de ser uma ferramenta para aprimoramento e ampliação do acesso às políticas públicas de desenvolvimento rural”, disse a Coordenadora de projetos da Seag, Patrícia Ferraz.

Ainda serão realizadas capacitações para os profissionais de assistência técnica e extensão rural, servidores dos serviços de inspeção e vigilâncias sanitárias municipais. Ao todo, são 130 inscritos, com a representação de mais de 30 municípios capixabas.

“Desde o início, o Agrolegal sempre teve a missão de capacitar multiplicadores para que as políticas públicas cheguem ao produtor rural corretamente.

Esse encontro foi uma iniciativa para atualizar as equipes técnicas, além de apresentar novas ações desenvolvidas pelo programa, como um sistema de informação, e o selo origem capixaba vai identificar os produtos da agroindústria do Espírito Santo”, acrescentou o coordenador de Agroindústria e Empreendedorismo Rural da Seag, Jackson Fernandes de Freitas.

Vanessa Capucho
comunica.seag@gmail.com