17/05/2021 10h48

Seag é destaque no Programa Pitch Gov.ES

Dos desafios aprovados, dois foram elaborados pela Seag.

Na última sexta-feira (14), o Governo do Estado por meio do LabGes, anunciou os vencedores do PitchGov.ES. Ao todo 445 startups se habilitaram no processo, propondo soluções para 16 desafios apresentados pelo Governo do Estado, por meio de critérios específicos. Dos desafios aprovados, dois foram elaborados pela Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e pesca (Seag), nas áreas de infraestrutura e mobilidade urbana e desenvolvimento econômico sustentável.

O PitchGov.ES tem como objetivo conectar o Governo com startups, para testar soluções tecnológicas e inovadoras que visam a solucionar desafios propostos pela gestão pública. As startups vencedores são: ConnectData que respondeu ao desafio de automatizar o sistema logístico de controle de usuários que frequentam a Centrais de Abastecimento do Espírito Santo (Ceasa-ES), desenvolvendo uma plataforma de monitoramento inteligente por meio de software e através de sensores distribuídos em pontos estratégicos dentro da unidade das Centrais, em Cariacica.

Já a Digitalk respondeu ao desafio de otimizar o processo de assistência técnica e informações aos agricultores familiares, ao criar um novo canal de atendimento por meio de APP que utiliza Inteligência Artificial, que será capaz de aprender com as interações, e assim, tornar cada vez mais eficientes os atendimentos e também expandir a oferta dos serviços de assistência técnica rural.

"A Seag e o Governo de uma forma geral enfrentam desafios para melhorar os serviços públicos e precisam inovar, e por outro lado, as startups querem validar suas soluções inovadoras e alcançar escala com impacto positivo. O PitchGov.ES faz isso, esse ‘match’ entre Governo e startups", ressaltou o coordenador do Escritório Local de Projetos, Processos e Inovação da Seag, Jonas Lisboa

Lisboa destacou ainda que as duas empresas vencedoras demonstraram um potencial muito grande na apresentação das propostas de soluções para atender aos dois desafios postos pela Seag. “A próxima fase agora será criar conjuntamente um plano de trabalho estabelecendo cronograma e parâmetros para início dos testes das soluções", afirmou.

Vanessa Capucho
vanessa.covosque@seag.es.gov.br