08/02/2019 12h12

Seag discute execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar no Espírito Santo

Foi realizada, nesta quinta-feira (07), a primeira reunião do ano com as instituições responsáveis por discutir a execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) no Estado do Espírito Santo. O encontro aconteceu na sede capixaba da Organização das Cooperativas do Brasil (OCB), em Vitória.

O grupo de trabalho construiu um planejamento com ações que serão executadas ao longo de 2019. Participaram da reunião representantes das Secretarias de Agricultura e Educação, Incaper, Sebrae, OCB e Senar.

Entre as ações previstas estão: capacitação para agricultores e organizações da agricultura familiar; capacitação para técnicos das prefeituras que elaboram os editais de chamada pública e executam o programa em nível municipal; a realização de um seminário estadual; e, por fim, a elaboração de um catálogo de produtos e receitas que contemplem a agricultura familiar.

O PNAE prevê que no mínimo 30% dos recursos repassados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da educação (FNDE) para alimentação escolar sejam utilizados na compra direta de alimentos da agricultura familiar.

Segundo a assessora técnica da Gerência de Agricultura Familiar da Seag, Patricia Ferraz, “apesar da obrigação da aquisição dos gêneros da agricultura familiar ser uma realidade desde 2009, muitas prefeituras do Estado ainda têm dificuldades para atingir esse 30%. Precisamos entender as razões disso e contribuir para a execução dessa importante política pública de comercialização”.

Para Patricia, o PNAE é um importante canal de valorização da agricultura familiar, gerando renda, trabalho e diversificação produtiva nas propriedades.

O programa também contribui para a segurança alimentar dos estudantes da rede pública de ensino, pois incentiva uma alimentação mais saudável, com alimentos variados, mais frescos e que respeitam os hábitos alimentares locais.

Gerência de Comunicação – Seag

Luciano Vieira de Aguiar / Carlos Pereira