07/05/2021 13h52

Seag desenvolve projeto para fomentar cadeia produtiva da pesca no Espírito Santo

O objetivo é aproximar o público da pesca, identificando a real situação das entidades e associações que atuam na produção pesqueira.

A equipe técnica da Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) está realizando uma série de ações para alavancar a pesca capixaba. Essa ações fazem parte do projeto Pescadores Marítimos do Espírito Santo (Pescamar-ES). O objetivo é identificar a real situação das entidades e associações que atuam na produção pesqueira marítima, assim como desenvolver coletivamente tecnologias inovadoras de captura.

O Pescamares é um projeto idealizado pela Seag, em parceria com o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) — Campus Piúma, e a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), além dos municípios respectivos. A área de atuação será desde Presidente Kennedy até Conceição da Barra, junto às prefeituras, associações e colônias de pescadores do litoral do Estado.

Neste primeiro momento, a atuação está centrada no levantamento das demandas das comunidades pesqueiras, com conversas e visitas. Essas demandas abrangem desde a necessidade de apoio na organização da entidade, cursos de qualificação e esclarecimentos em relação à legislação, até a necessidade de infraestrutura para melhoria da atividade pesqueira.

Fazem parte da equipe dois docentes do Ifes Piúma e quatro especialistas contratados como bolsistas, sendo um oceanógrafo, um engenheiro de pesca e dois graduandos em engenharia de pesca que atuarão apoiando os escritórios do Incaper.

"O projeto vem para buscar responder aos anseios do setor pesqueiro, por meio do diálogo. É aproximar o poder público das entidades pesqueiras para, juntos, discutirmos as principais demandas. Outro ponto importante é apresentar aos pescadores a inovação tecnológica para desenvolver novas modalidades de pesca mais sustentáveis e, com isso, trazer um melhor retorno econômico para as comunidades pesqueiras do Estado", disse Alejandro Garcia, o coordenador de pesca, aquicultura e produção animal da Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca.

Iniciado em abril deste ano, com duração prevista até janeiro de 2023, o Pescamar-ES se compromete em levar as respostas, isto é, fazer as devolutivas quanto à possibilidade de atendimento, pelo Estado, das demandas levantas nas comunidades, além de levar informações esclarecedoras para o setor pesqueiro, sempre com os cuidados e protocolos contra a Covid-19.

Outra área de atuação do projeto prevê o desenvolvimento de tecnologias inovadoras de captura, visando à eficiência das pescarias com diminuição do impacto sobre os estoques pesqueiros e, ao mesmo tempo, melhoria da renda e qualidade de vida das pescadoras e pescadores, ao longo do litoral do capixaba, que consiste em uma aplicação prática de uma metodologia validada internacionalmente pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO): a Abordagem Ecossistêmica às Pescarias (EAP).

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Seag
Vanessa Capucho
(27) 3636-3700 / 98860-6838
vanessa.covosque@seag.es.gov.br

 

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard