21/12/2022 17h32 - Atualizado em 21/12/2022 17h34

Seag apresenta projeto em Congresso Internacional no Ceará

O Coordenador de Agroindústria e Empreendedorismo Rural da Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), Jackson Fernandes de Freitas, apresentou os resultados parciais do projeto de pesquisa, sob sua coordenação, no IV Congresso Internacional de Gastronomia e Ciência de Alimentos em Fortaleza, no Ceará. O evento aconteceu entre os dias 14 e 16 de dezembro. O projeto faz parte do Banco de Projetos da Seag e visa a caracterizar e a valorizar os principais queijos artesanais do Espírito Santo.

A iniciativa tem como objetivo avaliar os impactos socioeconômicos, tecnológicos e ambientais associados à agregação de valor em alimentos com produção tradicional do Espírito Santo, por meio de sua caracterização, valorização, melhoria das práticas produtivas e preservação do patrimônio histórico e cultural.

“Esses produtos ainda não têm legislação específica e também não têm reconhecimento como produto típico do Estado”, afirmou o coordenador.

A pesquisa, iniciada em 2021, é conduzida em três das quatro macrorregiões do Estado, envolvendo 80 agroindústrias que atuam na fabricação de quatro produtos tradicionais: Queijo Minas, Queijo Kasëschimier, Puína e fermentado de jabuticaba. As regiões escolhidas para o desenvolvimento do trabalho são as mais representativas no quantitativo e volume de produção agroindustrial do Estado.

“Ao final do projeto, a gente pretende ter esse reconhecimento por meio de legislações. Ao mesmo tempo, estamos trabalhando com os produtores as boas práticas de fabricação, as melhorias nas instalações para que eles possam produzir esses produtos, que são culturalmente ricos, com a segurança sanitária necessária, possibilitando que eles ampliem a comercialização”, pontuou Freitas.

O projeto está previsto para ser finalizado no segundo semestre de 2023.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Seag
Vanessa Capucho / Camila Borges
(27) 3636-3700 / 98860-6838
comunica.seag@gmail.com

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard