01/02/2019 14h45 - Atualizado em 10/06/2019 16h11

Reunião na Seag discute plano de ação para barragens no Espírito Santo

Engenheiros e técnicos da Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) reuniram-se, na manhã desta sexta-feira (1º), com o Secretário em Exercício, Rodrigo Vaccari, para apresentar o levantamento prévio realizado nas barragens de responsabilidade da Secretaria.

Os trabalhos fazem parte do planejamento anunciado segunda-feira (28) pelo governador do Estado, Renato Casagrande, com o intuito de prevenir desastres como o que ocorreu em Brumadinho/MG.

No entendimento do Secretário, houve um descaso do governo anterior com as barragens, uma vez que novas obras foram autorizadas sem o devido cuidado e manutenção com as já existentes.

Para ele, o momento atual não é o de construção de novas barragens, mas sim de ter cautela e um cuidado especial com as que estão em andamento e as já finalizadas.

“A política adotada pelo atual governo é de fazer um trabalho sério e transparente, realizando o levantamento de cada uma dessas barragens para que seja possível não apenas garantir o pleno funcionamento de cada uma delas, mas, principalmente, garantir segurança e proteção à população e ao Meio Ambiente”, afirma.

Vaccari sugere ainda um plano de ação da Secretaria para os próximos meses. “Temos a intenção de criar um planejamento que inclui a criação de um Manual de Barragens, a realização de cursos de capacitação com profissionais da área e um Plano de Segurança de Barragem (PSB) simplificado”, determina o secretário em exercício.

Os engenheiros e técnicos que realizaram as visitas elaborarão um relatório descrevendo a situação de cada barragem, que deve ficar pronto já na semana que vem. “Queremos que a população se sinta segura e que veja que todos os esforços estão sendo realizados por este governo”, conclui Vaccari.

Informações à Imprensa:

Gerência de Comunicação – Seag

Luciano Vieira de Aguiar / Carlos Pereira
Tel: (27) 3636-3651 / 3636-3700
comunica.seag@gmail.com

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard