16/03/2018 13h09

Programa Cozinha Capixaba movimenta orla de Guarapari

A orla da Praia da Areia Preta, em Guarapari, está agitada com a unidade móvel do Programa Cozinha Capixaba, que está requalificando profissionais da gastronomia no município. Quarenta pessoas estão participando do projeto — uma realização do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), com a Findes e o Sesi — na cidade. O curso teve início na segunda-feira (12) e se encerra nesta sexta-feira (16).

Paralela à Escola Móvel, localizada em frente ao Radium Hotel, foi instalada uma praça de alimentação com food trucks e música ao vivo. Além dos alunos do curso, moradores, visitantes e turistas frequentam o lugar desde o início da semana.

Para encerrar a quarta semana do curso, nesta sexta-feira (16), às 18 horas, e no sábado (17), às 19 horas — com a entrega dos certificados para os profissionais que passaram pela capacitação — a Prefeitura de Guarapari vai realizar aulas-shows abertas ao público com o comando de chefs da cidade. As pessoas presentes poderão acompanhar tudo em um telão, no local.

A requalificação em Guarapari contou com a presença do Chef Juarez Campos, que ensinou aos profissionais técnicas para a utilização do peixe e a tradicional moqueca capixaba. Ele ressaltou que o município tem vocação na pesca e com isso conta com produtos de qualidade. “Nem o melhor chef do mundo faz um bom prato com produtos que não tenham qualidade. Guarapari tem tradição em peixes. E nós, chefs, só existimos por causa dos agricultores, pescadores. Eu acredito no Programa Cozinha Capixaba. Essa é a filosofia do nosso governador: valorizar os produtos capixabas”, ressaltou os profissionais.

A profissional Maria Buback, que trabalha no preparo de tapioca, elogiou a iniciativa do Governo do Estado. “Amei. Aprendi a mexer melhor com o peixe, que é o primeiro prato da nossa região. Aprendemos um jeito diferente de fazer moqueca. O aprendizado é muito grande. O Governo do Estado está ajudando em nossa profissionalização. Temos a oportunidade de melhorar e ser reconhecidos. Para nós é um presente”.

O gerente de agroecologia e produção vegetal da Seag, Marcus Magalhães, ressaltou que o objetivo do programa, além de requalificar os profissionais da gastronomia, é valorizar os produtos da agricultura e da agroindústria regionais. “O Programa Cozinha Capixaba é um sucesso. Já passou por São Mateus, Conceição da Barra, Linhares e agora estamos fechando a semana em Guarapari. O foco das aulas é na vocação da produção agrícola e das agroindústrias de cada cidade. Em Guarapari, por exemplo, foi nos peixes, frutos do mar”, disse.

A secretária municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Guarapari, Thereza Christina, afirmou que, como o curso na cidade foi bem recebido, solicitou à Seag que a Unidade Móvel volte ao município para uma nova requalificação dos profissionais. Segundo ela, mais de 140 pessoas se inscreveram para participar.

Programa Cozinha Capixaba

O objetivo é oferecer a capacitação para desenvolver a gastronomia regional, capacitar os profissionais e, com isso, incentivar o turismo e gerar emprego e renda. Além disso, serão valorizados os produtos produzidos no Estado, como embutidos, queijos, frutos do mar e carnes. Ao todo,25 municípios receberão os cursos.

As aulas serão ministradas nas unidades móveis do programa: uma cozinha didática, adaptada em uma carreta, totalmente equipada, com capacidade para os alunos acompanharem cada uma das aulas ministradas dentro da unidade.

Na parceria, a Seag ficará responsável por custear o curso, e as prefeituras, as demais despesas.

Informações à imprensa:

Pedro Callegario