14/06/2018 14h22

Profissionais de gastronomia de Marataízes recebem o curso Cozinha Capixaba

Nesta semana, a carreta do Programa Cozinha Capixaba estacionou em seu décimo quarto destino: Marataízes. O curso começou na terça-feira (12) e vai até sexta-feira (15). Ao final, 40 profissionais de gastronomia terão aprimorado seus conhecimentos.

O programa é uma parceria do Governo do Estado – por meio da Secretaria de Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) – a Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes) e o Sesi-ES. Ao todo, serão mil profissionais capacitados em 25 municípios do Espírito Santo. Até o momento, mais de 500 profissionais já participaram do curso.

O subsecretário de Estado da Agricultura, Marcus Magalhães, considera o Programa Cozinha Capixaba uma boa oportunidade para profissionais da área gastronômica aprimorarem os conhecimentos, além de valorizar a gastronomia local. "A carreta do programa já percorreu 14 municípios, aperfeiçoando o conhecimento dos profissionais da gastronomia capixaba e valorizando nossos produtos, a nossa agricultura, cultura e culinária com pratos tipicamente capixaba", ressaltou Magalhães.

Camila Barcerlos, uma das participantes do curso, considera o Cozinha Capixaba uma boa oportunidade para aperfeiçoar o conhecimento na área gastronômica. “Trabalho como cozinheira por conta própria, e pretendo abrir um restaurante até o final do ano, e meu objetivo é aplicar o que aprendi no curso no dia a dia para os meus clientes”, disse Camila.

Os próximos municípios a receberem o Cozinha Capixaba são Iconha e Fundão.

Cozinha Capixaba

O Programa Cozinha Capixaba é voltado para profissionais da área gastronômica. O objetivo é desenvolver a gastronomia regional capacitando os profissionais e, com isso, incentivar o turismo e gerar emprego e renda. Além disso, serão valorizados os produtos produzidos no Estado, como embutidos, queijos, frutos do mar e carnes. Vinte e cinco municípios receberão os cursos. As aulas serão ministradas nas unidades móveis do programa.

Na parceria, a Seag ficará responsável por custear o curso e as prefeituras, as demais despesas.

Informações à imprensa:
Pedro Callegario