11/09/2020 16h03

Prêmio Cafés Especiais do Espírito Santo: ainda dá tempo de se inscrever!

As amostras de conilon devem ser encaminhadas até o dia 15 de setembro, e as de arábica até dia 20 de outubro.

Os cafeicultores de conilon interessados em participar do Prêmio Cafés Especiais do Espírito Santo têm até a próxima terça-feira (15) para encaminhar suas amostras. O prazo para envio das amostras de café arábica termina no dia 20 de outubro.

O Prêmio é uma iniciativa do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e da Secretaria de Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), e conta com o apoio da Fundação de Desenvolvimento Agropecuário do Espírito Santo (Fundagres) e patrocínio da empresa Fertilizantes Heringer.

O objetivo da premiação é reconhecer os cafés especiais produzidos de forma sustentável no Espírito Santo. Podem participar cafeicultores de todos os municípios capixabas, desde que atendam aos requisitos apresentados no Regulamento. Além da qualidade, a sustentabilidade da cafeicultura também será avaliada. A adoção de boas práticas agrícolas é outro fator que vai contar pontos na premiação.

De acordo com pesquisador do Incaper e coordenador técnico de cafeicultura, Abraão Carlos Verdin Filho, a qualidade do café capixaba vem crescendo. “A produção de cafés de qualidade não é mais apenas um diferencial e, sim, uma exigência do mercado. Enquanto o consumo geral de café cresce cerca de 1,5% ao ano, o consumo de cafés de especiais cresce cerca de 15% ao ano. Este fato mostra que o mundo quer beber café de qualidade e está disposto a pagar mais por este produto”, pontuou Verdin.

Ainda segundo Verdin, a produção de cafés especiais gera uma agregação de valor de R$ 100 milhões aos agricultores envolvidos. Atualmente, cerca de oito mil propriedades produzem cafés especiais em território capixaba.

Sobre a cafeicultura capixaba

Nos últimos anos, a cafeicultura capixaba cresceu em quantidade (produtividade) e qualidade. O Estado é o segundo maior produtor de café do País: responde por mais de 27% da produção nacional. É o maior produtor de conilon do Brasil, responsável por cerca de 20% do café robusta de todo o mundo. A cafeicultura é a principal atividade agrícola do Espírito Santo: representa 37,48% do Valor Bruto da Produção Agropecuária (VBPA), envolve cerca de 78 mil famílias distribuídas em aproximadamente 40 mil propriedades, em 77 municípios capixabas.

De acordo com o último levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a produção estimada total de café para o Estado em 2020 será de 14,7 milhões de sacas. Deste total, a projeção é de 1,5 milhão de sacas de cafés superiores. Vale lembrar que a produção de cafés especiais acima de 80 pontos está estimada em 300 mil sacas beneficiadas.

 

Texto: Juliana Esteves

Informações à Imprensa:
Coordenação de Comunicação e Marketing do Incaper
Juliana Esteves / Andreia Ferreira
(27) 3636-9868 / (27) 3636-9865 / (27) 98849-6999
juliana.esteves@incaper.es.gov.br / andreia.santos@incaper.es.gov.br
Facebook: Incaper
Instagram: @incaper_es

Assessoria de Comunicação da Seag
Vanessa Capucho
(27) 3636-3700 / 3651
comunica.seag@gmail.com

Tópicos:
seag, incaper, cafeicultura
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard