05/02/2019 11h26 - Atualizado em 05/02/2019 11h29

Paulo Foletto assume Secretaria de Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca

Foto: Carlos Pereira

Parlamentar reeleito, o novo secretário licenciou-se do cargo para assumir a pasta

O novo secretário de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), Paulo Foletto, tomou posse nesta terça-feira (05). O secretário foi eleito para exercer o seu terceiro mandato como deputado federal, mas licenciou-se do cargo para assumir os trabalhos na pasta.

Foletto pretende dar continuidade na Secretaria de Agricultura aos trabalhos realizados como parlamentar, como a valorização do cooperativismo, a preservação do meio ambiente e a promoção do crescimento sustentável do Espírito Santo. "Se depender de mim, o cooperativismo no Espírito Santo nos próximos anos vai ter protagonismo. Eu tenho certeza de que nós vamos fazer no Estado um cooperativismo cada vez mais forte", destacou.

Ao longo do trabalho como deputado, Foletto também destinou emendas parlamentares a vários municípios para a aquisição de máquinas, veículos, equipamentos e implementos agrícolas.

O secretário afirma que não deve interromper atuais programas da Secretaria e enfatiza que é preciso resgatar a atenção ao pequeno produtor e à agricultura familiar.

Para isso, Foletto destaca o importante papel e a união dos órgãos que compõe a Secretaria: o Idaf, Incaper e a Ceasa. "Precisamos desenvolver mais as pesquisas realizadas pelo Incaper, fazer do Idaf um órgão mais orientador que punitivo e a Ceasa como um centro organizado e de referência no de alimentos", detalha.

Biografia e trajetória

Paulo Foletto nasceu no Espírito Santo, na cidade de Colatina, onde foi responsável pela fundação do PSB. É médico cirurgião, formado pela Universidade Federal do Espírito Santo. Entre 1993 e 1996 exerceu o mandato de vereador e, em 2002, foi eleito deputado estadual e reeleito em 2006. Em 2011 Foletto assumiu seu primeiro mandato na Câmara dos Deputados e, atualmente, encontra-se licenciado de seu terceiro mandato na Casa para assumir a Secretaria de Estado de da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca.

Gerência de Comunicação – Seag

Luciano Vieira de Aguiar / Carlos Pereira