22/05/2024 17h48

Novas barracas estruturam o comércio nas feiras de 14 municípios

Os produtores rurais ganharam um importante reforço para o trabalho nas feiras. A Secretaria de Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca do Estado do Espírito Santo (Seag) entregou 250 barracas de feira para produtores rurais de 14 municípios do Estado. O objetivo é garantir melhores condições de trabalho e fomentar o comércio de produtos agrícolas em feiras capixabas. Os investimentos alcançam R$ 800 mil.

As barracas serão utilizadas para o desenvolvimento e implantação de feiras orgânicas e convencionais, com objetivo de estimular as ações de comercialização e propagação da economia da agricultura familiar. Os seguintes municípios foram contemplados: Colatina, Águia Branca, Cachoeiro de Itapemirim, Ibatiba, Vargem Alta, Domingos Martins, Bom Jesus do Norte, Apiacá, Iconha, Boa Esperança, Ponto Belo, Piúma, Santa Leopoldina e Alegre.

“Essa é mais uma ação do Governo do Estado de fomento à agricultura familiar. Vamos continuar a incentivar, modernizar espaços e garantir a exposição e comercialização dos alimentos de forma atrativa para o cliente, fortalecendo a geração de emprego e renda para as famílias do campo”, ressaltou o secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli.

As barracas de feira distribuídas pela Secretaria de Agricultura são compostas de aço e lona, além de tabuleiros de alumínio. Com aspecto visual atrativo e aprimorado, as barracas ocupam 4 m de largura por 3 m de profundidade. Já as bandejas têm 4 m de comprimento por 1,10 m de largura, permitindo a separação, armazenagem e exposição dos alimentos.

O município de Alegre está entre os contemplados. Para o secretário municipal de Desenvolvimento Rural de Alegre, Antônio Gustavo Favato, é um estímulo para os produtores rurais. “Facilita a exposição e a venda de seus produtos, além de contribuir para a valorização da agricultura familiar e dos produtos locais. Além disso, proporcionam um ambiente mais organizado e atrativo para os consumidores, incentivando assim o comércio”, ressalta o secretário municipal de Desenvolvimento Rural de Alegre, Antônio Gustavo Favato.

Josiane de Abreu Machado Silva é produtora rural na comunidade de Feliz Lembrança, no município de Alegre, e ficou muito satisfeita com a nova estrutura. “É uma ação muito importante para nós agricultores. Esse comércio garante a renda da nossa família. É muito importante essa parceria com a Prefeitura, a Secretaria de Agricultura. Expor nossos produtos em um local com aparência boa agrega valor à nossa feira e aos nossos produtos. A gente leva o nosso produto com amor e carinho para o nosso cliente e só temos a agradecer”, explicou.

Texto: Priscila Contarini

Priscila Contarini / Mike Figueiredo