26/06/2018 14h50

Laboratório de Pós-Colheita para Avaliação de Qualidade dos Cafés Capixabas é entregue em Venda Nova do Imigrante

Os experimentos científicos em cafeicultura desenvolvidos pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) contarão com um reforço no quesito qualidade, com a inauguração da nova estrutura do Laboratório de Pós-Colheita para a Avaliação de Qualidade dos Cafés Capixabas. O evento será realizado no dia 30 de junho, no Fazenda Experimental de Venda Nova do Imigrante.

A estrutura do laboratório foi completamente reformada, graças a um convênio estabelecido entre o Incaper, o Consórcio de Pesquisa Café e a Embrapa Café. No local, serão feitas análises de pós-colheita tanto de café conilon quanto de café arábica. Aspectos como classificação e degustação, processamento, secagem, e beneficiamento do café serão avaliados.

“As tecnologias pesquisadas no laboratório serão disponibilizadas a todos os cafeicultores capixabas. Ao certificar, por meio de análises, a qualidade dos cafés cultivados nas suas Fazendas Experimentais, o Incaper tem a segurança ainda maior de entregar ao produtor rural uma tecnologia testada e aprovada. Além disso, o local poderá ser utilizado para o treinamento de produtores rurais”, disse Abraão Carlos Verdin Filho, pesquisador do Incaper e coordenador de cafeicultura.

Para a diretora-presidente do Incaper, Nara Sthefania Tedesco, trata-se de mais um momento singular para a agricultura do Espírito Santo. “Essa entrega reforça, mais uma vez, a solidez e a credibilidade que existem entre o Incaper e todos os parceiros que atuam juntos em prol da cafeicultura capixaba. Também vale destacar a importância deste dia, diante da troca de conhecimento entre os técnicos das instituições e dos produtores rurais”.

“As tecnologias em cafeicultura desenvolvidas pelo Incaper são colocadas em prática diariamente, sob as orientações de nossos técnicos locais, em todos os municípios capixabas. São práticas no campo que promovem, cada vez mais, um salto em produção, produtividade e qualidade da cafeicultura capixaba”, salientou o diretor-técnico do Incaper, Gilson Tófano.

Na ocasião da entrega do laboratório, serão realizadas palestras técnicas sobre a Poda Programada de Ciclo do Café Arábica (PPCA) e sobre o Projeto Sustentabilidade em Café do Espírito Santo, desenvolvidos pelo Incaper. Uma visita técnica deve apresentar aos participantes do evento aspectos relacionados à qualidade de degustação, processo de secagem e beneficiamento e manejo de poda. Além disso, será apresentada uma nova estação meteorológica do Incaper na Fazenda Experimental de Venda Nova do Imigrante.

O evento é realizado pelo Incaper e pela Prefeitura de Venda Nova do Imigrante, e conta com o apoio de: Sebrae, Faes/Senar, Coopeavi, OCB, Centro do Comércio do Café de Vitória, Cetcaf, Cooabriel, Cafesul e Conab. Ufes, Fapes, Ifes, CNPq, Embrapa Café, Consórcio Pesquisa Café  Plataforma Global do Café são parceiros na realização do evento, que ainda conta com o os seguintes patrocinadores: Agropecuária JC, Casa do Adubo, Banco do Brasil, Olifértil, Fênix, Sicoob, Fertilizantes Heringer, Straf-VNI, Nutrientes Casa e Campo e Defagro.

 

Assessoria de Comunicação do Incaper
Juliana Esteves - juliana.esteves@incaper.es.gov.br
Tatiana Caus – tatiana.souza@incaper.es.gov.br
Vanessa Capucho - vanessa.covosque@incaper.es.gov.br
Texto: Juliana Esteves
Tel.: (27) 3636-9865 / (27) 3636-9868
Twitter: @incaperFacebook: Incaper

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard