30/06/2021 08h59 - Atualizado em 30/06/2021 09h06

Incaper e Seag desenvolvem ações para combater borrachudos no Estado

O encontro realizado em Marechal Floriano, na última sexta-feira (25), reuniu produtores rurais e donos de pousadas.

Os borrachudos têm causado um grande problema na região serrana do Espírito Santo, principalmente para o agroturismo. Para combater os mosquitos e minimizar os transtornos, o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) está difundindo métodos de combate ao borrachudo, a fim de levar soluções aos moradores e turistas.

Além do grande incômodo que os mosquitos trazem aos humanos, os borrachudos podem provocar prejuízos no rebanho, como a diminuição do peso e da lactação. O agroturismo também é um setor que sofre impacto devido à insatisfação dos turistas com os mosquitos, fazendo com que não voltem ao local. 

Um encontro realizado em Marechal Floriano, na última sexta-feira (25), promovido pelo Centro Regional de Desenvolvimento Rural (CRDR) Sudoeste Serrano do Incaper, reuniu produtores rurais e donos de pousadas. As ações de combate ao mosquito são desenvolvidas com a parceria entre o Incaper, a Secretaria de Meio Ambiente de Marechal Floriano e o circuito turístico Vale do Verde. 

Na ocasião, foram demonstrados métodos de controle da proliferação do mosquito. O extensionista Ubaldino Saraiva, coordenador do CRDR Sudoeste Serrano do Incaper, explicou que o borrachudo se prolifera na água. O combate é feito com o uso de um produto biológico, composto pela bactéria Bacillus Thuringiensis, que mata a larva do mosquito. O produto deve ser depositado no curso d'água de córregos e outras fontes de água próximas às propriedades familiares e pousadas. 

“No encontro, nós orientamos a aplicação do produto para se obter uma boa eficácia. Falamos também sobre o ciclo biológico do borrachudo e da importância de saber essas informações para ter um bom controle do mosquito. Nós temos o objetivo de expandir esse projeto de combate ao borrachudo para outros 60 municípios do Estado, que também sofrem com os impactos do mosquito, inclusive com o maruim”, disse Ubaldino Saraiva.

Combate aos mosquitos em outras regiões

Na última semana, foi realizada na Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) uma reunião para debater formas de apoio e incentivo para solucionar o problema com o mosquito em áreas agrícolas do Estado. Participaram da agenda o secretário de Estado da Agricultura, Paulo Foletto, técnicos do Incaper de Marechal Floriano, vereadores e lideranças do município. 

"A Seag está analisando os caminhos para melhor contribuir com o controle biológico do borrachudo nas lavouras, considerando que já existem pesquisas do Incaper e produto que podem ser adquiridos no mercado. Também estamos com problemas com relação ao maruim. Vamos contribuir com o grupo de trabalho que está analisando a viabilidade no apoio aos projetos de pesquisa para o combate ao mosquito. Sem dúvidas, vamos unir forças e contamos com o apoio das lideranças dos municípios, da Ufes e Fapes", ressaltou Foletto.

Texto: Andreia Ferreira e Vanessa Capucho 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação do Incaper
Andreia Ferreira
(27) 3636-9868 / 9865
andreia.santos@incaper.es.gov.br

Assessoria de Comunicação da Seag
Vanessa Capucho
(27) 3636-3700 / 98860-6838
comunica.seag@gmail.com

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard