29/04/2020 11h45

Idaf: 1ª etapa de vacinação contra febre aftosa começa nesta sexta-feira (01)

Comprovação da vacina poderá ser feito de forma on-line.

O Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) alerta os produtores rurais para o início da primeira etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa, que começa na próxima sexta-feira (01), e vai até o dia 30 de junho. Nesta etapa serão vacinados bovinos e bubalinos com até dois anos de idade. No caso dos produtores rurais que possuam apenas bovinos e bubalinos com idade acima de 24 meses, é obrigatória a atualização cadastral junto ao Idaf.

A primeira etapa este ano será mais longa devido a uma solicitação do Idaf  ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), para estender por mais 30 dias a campanha, assim evitará a aglomeração dos produtores nas lojas de venda da vacina e nos escritórios do Idaf.

Por conta do Novo Coronavírus, a comprovação da vacinação ou atualização cadastral deverá ser realizada, preferencialmente de forma on-line pelo produtor rural. Dessa forma, o produtor poderá realizar a comprovação de sua residência, de acordo com as orientações das organizações da saúde que determinam o afastamento social como a forma mais eficaz de combater o contágio pelo vírus. O prazo para a comprovação on-line é até o último dia da etapa da campanha de vacinação.

Segundo o diretor-presidente do Idaf, Mário Louzada, o instituto precisou adotar algumas medidas por conta do momento que estamos vivendo em virtude do novo Coronavírus. "Desta vez o produtor poderá realizar a comprovação através do nosso site ou por e-mail  e a entrega da declaração de vacinação nos escritórios do Idaf poderá ser feita por terceiros, evitando assim, o deslocamento de produtores rurais pertencentes ao grupo de risco," disse.

De acordo com o médico-veterinário e responsável pelo Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa do Idaf, Porto Júnior, é fundamental a adesão pelo produtor rural, tendo em vista que nessa etapa serão vacinados os animais na faixa etária mais susceptível a contrair a doença "Uma vacinação bem feita com todos os cuidados de higiene e conservação da vacina adotados, proporcionarão a proteção necessária para estes bois e búfalos mais jovens. Vale lembrar, que o Espírito Santo faz parte do Bloco IV para retirada da vacinação a partir do segundo semestre de 2021, portanto, a manutenção de altos índices de cobertura vacinal até lá, é uma das exigências para continuidade no pleito", afirmou o médico-veterinário.

Como fazer a comprovação on-line

Para fazer a comprovação da vacinação pelo site do Idaf (www.idaf.es.gov.br), é necessário ter acesso ao Siapec (sistema disponibilizado no site). Para quem ainda não tem acesso, é preciso solicitá-lo pelo e-mail da gerência local responsável pelo município da propriedade. Todos os e-mails das gerências estão disponíveis site do instituto. Ao solicitar o acesso, o produtor precisa preencher e enviar o “Formulário de solicitação de senha”, conforme o modelo disponível no site do Idaf, e  documento de identidade com foto devidamente digitalizado.

Nesta etapa também será aceito o envio de declaração de vacinação por e-mail. O produtor rural deverá enviar o formulário “Declaração de Vacinação contra Febre Aftosa e Atualização do Rebanho”, preenchido e assinado, juntamente com a cópia da nota fiscal, para o e-mail da gerência local do Idaf responsável pelo município da propriedade.

Trânsito de bovinos e bubalinos

Durante as etapas de vacinação contra a febre aftosa, os bovinos e bubalinos em idade vacinal, só poderão ser movimentados após terem recebido a vacinação da primeira etapa, obedecidos os prazos de carência previstos na IN Mapa n° 44/2007: 15 dias para animais com uma vacinação; 7 dias para animais com duas vacinações; e a qualquer momento após a terceira vacinação, exceto quando destinados ao abate, pois ficam dispensados da obrigatoriedade da vacinação por até 60 dias após o término da etapa.

Texto: Rafaely Lyra

Informações à Imprensa
Assessoria de Comunicação do Idaf
Francine Castro/ Rafaely Lyra Walter
(27) 3636-3774 / (27) 99237-5308
comunicacao@idaf.es.gov.br 

Assessoria de Comunicação da Seag
Vanessa Capucho / Carlos Pereira
(27) 3636-3700 / 3651
comunica.seag@gmail.com 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard