12/04/2017 15h19 - Atualizado em 17/04/2017 15h21

Ibatiba realiza Dia de Campo e apresenta técnica de micro-terraceamento em cafezais

A implantação de terraços entre os corredores no cafezal em forma de camadas, conhecidos como micro-terraceamentos, facilita o acesso de pequenos tratores, contribuindo para um plantio mais rentável. A técnica foi apresentada a produtores rurais durante Dia de Campo realizado na última terça-feira (11) em Ibatiba, região do Caparaó.

Mais de 600 pessoas participaram do evento, realizado pela Prefeitura do município em parceria com a Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) e o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper).

O dia de campo foi realizado na propriedade do Sr. Antônio Gomes, secretário de Agricultura do município. O gerente de agroecologia e produção vegetal da Seag, Marcus Magalhães, explicou que o micro-terraceamento permite baixar o custo e aumentar a produtividade do plantio de café em morros e montanhas, de maneira sustentável econômica e ambientalmente.

“O aumento do espaçamento dos corredores, em camadas, nas plantações de café facilita o acesso das máquinas à lavoura, que conseguem acessar o meio dos cafezais. Com isso, baixa o custo da produção. O produtor anseia por conhecimentos novos e o papel do Estado é levar conhecimento ao homem do campo e mostrar alternativas para transformar a atividade mais rentável”, afirmou Marcus Magalhães.

O gerente de agroecologia e produção vegetal da Seag ainda destacou que a técnica facilita a penetração da água no solo e torna o manejo mais fácil.

Durante o dia de campo, os participantes puderam conferir a aplicação da técnica em funcionamento na propriedade, além de assistir a palestras práticas com técnicos rurais do Incaper e conhecerem as diferentes máquinas que são utilizadas nesse tipo de plantio.

 

Informações à Imprensa:

Pedro Callegario

pedro.seages@gmail.com

(27) 3636-3651

(27) 9 8849-9814

 

Cecília Leite

cecilia.seages@gmail.com

(27) 3636-3651

(27) 98817-4783

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard