13/10/2017 12h43

Hartung anuncia investimento de R$ 15 milhões para estrada em Brejetuba

Foto: Leonardo Duarte/Secom-ES

O trecho de aproximadamente 15 quilômetros da estrada rural que liga a sede de Brejetuba, na região do Caparaó, até a comunidade de São Domingos será pavimentada. O anúncio foi feito pelo governador Paulo Hartung, na manhã desta sexta-feira (13), durante visita ao município. Toda a estrada, que tem 27 quilômetros e vai até a comunidade de São Jorge, faz parte do Programa Caminhos do Campo e terá um investimento inicial de R$ 15 milhões.

O governador Paulo Hartung explicou que o projeto da estrada estava judicializado e previsto para ser realizado em três etapas. “Conseguimos autorização judicial para que esse projeto seja entregue ao Governo do Estado. Hoje venho anunciar publicamente que vamos licitar mais da metade da estrada. O primeiro trecho será até São Domingos. São 15 quilômetros, mais da metade da estrada. Estamos fazendo um investimento de R$ 15 milhões,  o que equivale à metade do orçamento da prefeitura”, analisou Paulo Hartung.

Além do governador, a comitiva que fez a visita contou com a presença do subsecretário de Infraestrutura da Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), Zacarias Carraretto, lideranças locais e estaduais.

A obra deverá ser licitada em 60 dias para poder ser iniciada. O investimento vai ajudar no escoamento da produção agrícola, especialmente do café, e fortalecer o agroturismo na região. Também foi anunciado o início do trabalho de conserva do trecho de 4,7 quilômetros do Caminhos do Campo entre a sede de Brejetuba e a comunidade de Brejaubinha. O serviço terá início na próxima semana.

Caminhos do Campo

O Programa de Pavimentação de Estradas Rurais e Municipais é desenvolvido pela Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag). O projeto pretende adequar e revestir estradas rurais capixabas, priorizando as áreas de maior concentração de agricultura familiar com o objetivo de melhorar o escoamento da produção e reduzir os custos e as perdas dos produtos perecíveis. Além disso, o programa deseja facilitar a mobilidade da comunidade, aumentar o fluxo de visitantes no meio rural e colaborar com o desenvolvimento do agroturismo. Desde o início do programa, em 2003, foram pavimentados mais de 1.200 quilômetros de estradas.

Pedro Callegario
pedro.seages@gmail.com