01/03/2024 19h34 - Atualizado em 14/03/2024 14h35

Grupos técnicos discutem ações estratégicas e elaboram compromissos no 2º dia do Cosud

As atividades do 10º Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud) continuaram ao longo desta sexta-feira (1º), no Theatro São Pedro e no campus da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) em Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Cumprindo a programação, foram realizadas as reuniões dos 21 Grupos Técnicos (GTs), que alinharam e debateram questões em relação a temas específicos para os Estados das duas regiões.

Com a participação de secretários e equipes técnicas dos sete Estados, foram debatidos os seguintes temas: Agricultura e Pecuária; Cultura; Defesa Civil; Desenvolvimento Social e Profissional; Desenvolvimento Econômico, Parcerias e Fomento; Direitos Humanos, Juventude e Políticas para a Mulher; Educação; Esportes; Fazenda e Previdência; Governança do Cosud; Habitação e Obras; Infraestrutura, Logística e Desenvolvimento Urbano; Inovação e Inclusão Digital; Malha Ferroviária; Meio Ambiente; Planejamento e Governo Digital; Procuradoria-Geral do Estado; Saúde; Segurança Pública; Transparência, Controladoria e Ouvidoria, e Turismo.

No GT Agricultura e Pecuária, foram discutidos alguns assuntos prioritários para serem compiladas as principais ideias e proposições. Entre os temas estiveram: Conectividade e atividade rural, Pontos prioritários para debate; Rastreabilidade; Conectividade rural; Extensão rural digital; Sistemas de inspeção; Pontos prioritários para debate; Diga sim ao sim; Sistemas de adesão entre parênteses SUSAF e SISB; Mudanças climáticas; Segurança alimentar e legislações; Regulamentação; Lei de defensivos agrícolas; Reservação hídrica e critérios de sustentabilidade; Assuntos gerais; Custo seguro agrícola; PL 4371-20; Financiamento das aterres; Mata Atlântica versus; Código Florestal; Marco Temporal; Controle de espécies invasoras; PL 4.395 de turismo e agricultura familiar.

“A agricultura desempenha um papel crucial na economia dos Estados das regiões Sul e Sudeste. Enfrentamos desafios diversos que vão desde a modernização até a adaptação às constantes variações climáticas. Essas discussões e encaminhamentos vêm abordar os desafios enfrentados entre os Estados das duas regiões, no intuito de buscar soluções de forma integrada por parte dos estados-membros”, ressaltou o secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli.

A programação desta sexta-feira (1º) prevê ainda três reuniões entre os governadores e um coquetel de confraternização no Palácio Piratini. O encerramento e a leitura da carta também ocorrerão na sede do governo gaúcho, neste sábado (02), às 10 horas. Na sequência, os governadores concederão coletiva de imprensa.

Texto: Priscila Contarini

Priscila Contarini / Mike Figueiredo