16/07/2020 20h04

Governo inaugura obras e assina ordens de serviço em Domingos Martins

Investimento em calçamento rural e na recuperação de vias no município chega a R$ 1,39 milhão.

O Governo do Estado inaugurou, nesta quinta-feira (16), as obras de recuperação de trecho da Rodovia ES-465 e de calçamento rural nas comunidades de Aracê, Alto Galo e Goiabeiras, em Domingos Martins. Durante a solenidade virtual, transmitida ao vivo pelas redes sociais, o governador Renato Casagrande também autorizou o início das obras de recapeamento de ruas na localidade de Santa Isabel. Ao todo, os investimentos são de R$ 1.391.783,98.

“Temos uma parceria de investimento com o município de Domingos Martins. Estamos realizando investimentos estruturantes pela importância do município para nosso Estado. Não vamos paralisar nenhuma obra neste momento de pandemia. Basta ver como um calçamento rural muda a cara da comunidade, que se anima, valoriza e agrega valor. Domingos Martins é uma cidade reconhecida pelo turismo, mas para receber bem os turistas, o morador necessita se sentir bem onde vive”, afirmou o governador.

A recuperação de trecho da rodovia ES-465 teve investimento de R$ 507.040,23 e foi realizada por meio de convênio da Secretaria de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb) com o Município. Além da recuperação, as obras contemplaram ainda os serviços de drenagem e pavimentação de parte da Rodovia e da Rua principal. Ambas haviam sofrido com a erosão, que danificou parte da pista, levando perigo a quem trafegava na região.

“As obras melhoram a infraestrutura de Domingos Martins, esse importante município para o turismo e a economia capixaba. Agora, os trechos que dão acesso às propriedades rurais e pontos turísticos, como a Cascata do Galo e o percurso da Rota Imperial estão seguros aos moradores e turistas”, ressaltou o secretário de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano, Marcus Vicente.

Foram executados 900,00 metros quadrados de recomposição de talude,  1.169,00 metros quadrados de recomposição de pavimentação, 172,55 metros de drenagem e 112,06 metros de meio-fio. O trecho conta ainda com 309,60 metros quadrados de grama em placas revestindo o talude e sinalizações vertical e horizontal.

Com o objetivo de melhorar a infraestrutura rural nas comunidades capixabas e facilitar o escoamento da produção agrícola, foi inaugurado o calçamento rural nas comunidades de São Paulo de Aracê, Alto Galo e Goiabeiras. Ao todo, foram investidos R$ 412.804,00. A Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) foi responsável pela doação de 9.000 metros quadrados de blocos intertravados tipo holandês e mais 2.200 mil metros de meios-fios para atender as três comunidades. Em contrapartida, a Prefeitura realizou a instalação e todo a infraestrutura necessária na obra.

“Investimos no ano passado quase R$ 10 milhões em calçamento rural, beneficiando 82 comunidades de 26 municípios capixabas, levando mobilidade e bem-estar aos moradores e trabalhadores do campo. Mesmo em meio à pandemia, todos os programas voltados para a infraestrutura rural estão em andamento, graças ao trabalho do Governo do Estado. Nosso objetivo é realizar ainda mais entregas como essa e continuar fortalecendo a parceria dos âmbitos estadual e municipal”, ressaltou o secretário de Estado da Agricultura, Paulo Foletto.

Nova obra

Além das obras inauguradas, o governador Renato Casagrande autorizou ainda o início de mais uma obra por meio da Sedurb. Desta vez, a localidade de Santa Isabel será beneficiada com a substituição da pavimentação e dos meio-fios das ruas Niterói, Manoel Antônio Stein e Zeferino Salles, conhecida como Niterói de Baixo. O investimento total será de R$ 471.939,75.

“A obra é de grande importância visto que o distrito de Santa Isabel faz parte de um circuito turístico com pousadas, restaurantes e agroindústrias. Os visitantes e moradores terão vias mais seguras”, destacou o secretário Marcus Vicente. Ele lembrou ainda que as intervenções contarão com 3.483,53 metros quadrados de pavimentação com blocos de concreto do tipo PAVIs e 1.331,57 metros de meio-fio de concreto.

Informações à imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sedurb