20/02/2019 15h45

Governo do Estado discute prazo de adequação de portos com Ministério da Agricultura

O governador do Estado, Renato Casagrande e o secretário de Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca, Paulo Foletto, estiveram reunidos nesta quarta-feira (20), em Brasília, com a ministra da Agricultura, Tereza Cristina. O objetivo do encontro foi solicitar a suspensão do prazo que havia sido dado pela Portaria 183/2018, que impede que portos como os do Espírito Santo, realizem importações e exportações de produtos de origem animal. Também participaram do encontro integrantes da Bancada Capixaba.

A Portaria estipulava um prazo de 30 dias, que já se extinguiu, para que os portos se adaptassem às novas normas de conservação e de comercialização. Esse curto prazo, segundo Foletto, foi insuficiente e acarreta em enorme prejuízo ao Estado.

"A ministra nos ajudou com o pedido do governador e da Bancada Capixaba para que não haja esse impacto, que retira da nossa economia e dos nossos portos a possibilidade de importarmos e exportarmos produtos de origem animal comestíveis, como leite, bacalhau e carnes", disse.

Também foi solicitado à ministra uma prorrogação de prazo, pelo menos até o final do ano, quando poderão ser definidas as estruturas dos portos capixabas para se adaptarem às regras internacionais. "Quem não se adequar dentro da data definida, não poderá mais realizar essas transações comerciais", explicou Foletto.

A ministra se comprometeu a enviar um representante do Ministério ao Espírito Santo para dialogar com o setor e definir uma nova data que viabilize a adaptação dos portos capixabas para a comercialização.

Aproveitando a ocasião, Foletto convidou a ministra Teresa Cristina para vir ao Estado participar do Lançamento da Colheita do Café Conilon, dia 17 de maio, no município de Águia Branca.

Informações à imprensa
Gerência de Comunicação – Seag
Luciano Vieira de Aguiar / Carlos Pereira
(27) 3636-3700 / 3651
comunica.seag@gmail.com

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard