28/05/2021 13h25

Governador inaugura ampliação do Laboratório do Leite do Idaf e participa da entrega de novos veículos ao Incaper

Casagrande participou das entregas que promovem o fortalecimento da agricultura capixaba.

O governador do Estado, Renato Casagrande, participou, na manhã desta sexta-feira (28), da inauguração da ampliação do Laboratório de Análise da Qualidade do Leite, do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf). Também foi realizada a entrega de 22 novos veículos para o Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Espírito Santo (Incaper). A solenidade aconteceu na Fazenda Santana, em Cariacica, onde funciona o laboratório. As ações promovem o fortalecimento da agricultura capixaba.

“Estamos inaugurando o nosso Laboratório do Leite, o único estatal credenciado no Ministério da Agricultura. Antes, nossos produtores de leite e laticínios precisavam enviar todos os meses o leite cru para análise em outros estados. A partir de agora, vamos fazer parte desse serviço aqui mesmo no Espírito Santo, economizando tempo e dinheiro dos produtores. Também estamos entregando mais 22 veículos ao Incaper, seguindo a reestruturação que estamos fazendo no órgão, pois o encontramos destruído no início da gestão. São conquistas para nossos produtores rurais”, afirmou o governador Casagrande.

Para a ampliação do laboratório, o Governo do Estado investiu R$ 872 mil na reforma da infraestrutura e na compra de novos equipamentos. Com as melhorias, foi possível credenciar o laboratório à Rede Brasileira de Qualidade do Leite (RBQL), ampliando o atendimento a toda cadeia de produção leiteira, não só do Espírito Santo, mas de todo o País.

Durante a inauguração, foi anunciado o lançamento da unidade móvel de atendimento a produtores rurais, cooperativas e laticínios, chamada de “Vaca Móvel”. O veículo será utilizado para recolher as amostras de leite nas principais regiões leiteiras do Estado, e transportá-las até o laboratório.

"A ampliação do laboratório, a Acreditação na norma ABNT NBR ISO/IEC 17025, o credenciamento no Ministério da Agricultura e o ingresso na Rede Brasileira de Qualidade do Leite só reforçam o brilhante trabalho que o Idaf vem desempenhando ao longo desses anos. A gestão alinhada com uma equipe técnica séria e competente elevaram o Instituto a um patamar altíssimo. Todo esse trabalho vai dar suporte aos produtores rurais em todo processo de análise do leite, dando mais qualidade e credibilidade aos produtos”, ressaltou o secretário de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca, Paulo Foletto.

De acordo com o diretor-presidente do Idaf, Mário Louzada, a RBQL é uma grande conquista do órgão, colocando o Espírito Santo em posição de destaque no cenário nacional e beneficiando toda a cadeia produtiva do leite e os consumidores.

“Somos o 11º laboratório do País e o único do Espírito Santo a integrar a RBQL, sendo o Idaf o único órgão estadual dentre os membros. Acompanhei todo o esforço e dedicação da equipe técnica da Gerência de Diagnóstico Laboratorial para que a Acreditação e o credenciamento fossem possíveis. Estamos muito felizes pela possibilidade de oferecer um ambiente favorável para produtores, cooperativas e agroindústrias capixabas. Isso só é possível graças a dedicação do Governo em prol de uma agricultura cada vez mais forte e a parceria da Seag com o Instituto”, destacou Louzada.

O superintendente do Sistema OCB/ES, Carlos André Santos de Oliveira, o Carlão, reforçou a importância do laboratório para a cadeia produtiva do leite. “Vai reduzir o custo, aumentando e melhorando a qualidade do produto. Principalmente para os menores produtores que são cooperados. Em momentos de crise como vivemos, o governador não se furtou de investir e parabenizo sua coragem em inovar. Importante essa entrega e reestruturação que tem feito no Incaper”, disse.

O deputado estadual Adilson Espindula, membro da Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa, também esteve presente na solenidade. “É um dia de muitas entregas aos produtores e ao setor agropecuário. Entregamos, por meio de uma emenda, um automóvel que foi nomeado de ‘Vaca Móvel’, que traz melhorias aos nossos produtores. Os investimentos que o governador vem fazendo, principalmente em benefícios aos nossos produtores, jamais foram vistos no Espírito Santo”, destacou.

Novos veículos

O Incaper foi contemplado com a entrega de 22 veículos zero quilômetro, com investimento de R$ 1 milhão. A renovação da frota de veículos melhora as condições de atendimento ao público-alvo do Instituto e garante maior segurança para os servidores nos deslocamentos até as propriedades rurais.

Os 22 novos veículos foram adquiridos com recurso do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), viabilizado pela Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural (Asbraer). A nova frota soma-se ao total de 100 carros que foram entregues ao Incaper desde 2020 até este ano, sendo cerca da metade adquirida com recursos do Governo do Estado e o restante com recursos do Governo Federal.

Na oportunidade, o Governo do Estado também entregou ao Incaper 107 Kits Web compostos por câmera, fone e caixa de som. Os equipamentos vão viabilizar a realização de videoconferências, buscando também reduzir gastos com diárias e combustíveis.

Para o secretário de Estado da Agricultura, Paulo Foletto, a entrega desses veículos é importante para melhorar a infraestrutura dos escritórios do Incaper e só foi possível devido à organização das contas do Governo do Estado mesmo em meio à pandemia. "A aquisição dos novos veículos vai permitir um melhor desempenho das atividades e uma melhor prestação de serviço aos produtores rurais capixabas. O Incaper é um grande instrumento de desenvolvimento no interior e é fundamental melhorar cada dia mais as condições de trabalho dos servidores”, afirmou Foletto.

“Os carros contribuirão para a execução dos serviços realizados, principalmente no campo, junto ao agricultor familiar. É mais um recurso agregado ao trabalho de nossos extensionistas e técnicos. Com essa aquisição, nós alcançamos a marca de ter um veículo novo em cada um dos escritórios do Incaper em todo o Estado”, pontuou o diretor-presidente em exercício do Incaper, Abraão Carlos Verdin.

Também estiveram presentes, a vice-governadora do Estado, Jacqueline Moraes; a vice-prefeita de Cariacica, Edna Furtado; além de vereadores do município e diretores dos órgãos. 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Governo
Giovani Pagotto
(27) 98895-0843

Assessoria de Comunicação da Seag
Vanessa Capucho
(27) 3636-3700 / 98860-6838
vanessa.covosque@seag.es.gov.br

Assessoria de Comunicação do Idaf
Francine Castro / Rafaely Lyra Walter
(27) 3636-3774 / 99237-5308
comunicacao@idaf.es.gov.br

Assessoria de Comunicação do Incaper
Andreia Ferreira
(27) 3636-9868 / 9865
andreia.santos@incaper.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard