10/10/2020 12h19

Governador entrega obras e anuncia novos investimentos em infraestrutura para região norte do Estado

Casagrande esteve nos municípios de Nova Venécia e Pinheiros para entrega de Calçamento Rural, além da assinatura da Ordem de Serviço para obras de saneamento.

O Governo do Estado está realizando mais de R$ 22 milhões em obras de infraestrutura na macrorregião norte capixaba. Nesta sexta-feira (09), o governador Renato Casagrande esteve nos municípios de Nova Venécia e Pinheiros para entregar e visitar obras, além de anunciar mais investimentos para a região. São obras de pavimentação e drenagem nas principais vias dos municípios. Casagrande também autorizou o início da terceira etapa das melhorias no sistema de esgotamento sanitário de Nova Venécia.

Na primeira agenda do dia, o governador visitou as obras de calçamento rural na localidade de Guararema. Em seguida, Casagrande inaugurou o calçamento do distrito de Cedrolândia. A implantação do Programa Calçamento Rural no município de Nova Venécia teve investimento de R$ 244.353,20 do Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag). Foram doados 4.911,50 metros quadrados de blocos intertravados tipo holandês e 1.919,22 metros de meios-fios. Em contrapartida, o Município realiza a instalação e toda a infraestrutura necessária na obra.

“Essa parceria entre o Governo e a Prefeitura tem dado resultado. Temos certeza que esse ambiente de parceria vai continuar para que possamos continuar investindo em Nova Venécia. Estamos inaugurando e visitando diversas obras no município. Em todo o Estado já concluímos mais de 30 quilômetros de calçamento rural. Somente no Bairro Aeroporto são 18 mil metros de calçamento e mais de 1.200 metros de comprimento em apenas uma avenida. Quando investimos em calçamento, você tira a lama, o barro e a poeira da vida das pessoas e de dentro da casa das pessoas. Isso traz um pertencimento ao morador daquela localidade, que passa a valorizar mais sua casa. Passa uma tinta na fachada, conserta uma porta e uma janela”, afirmou o governador.

O secretário de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca, Paulo Foletto, destacou que o Programa é uma oportunidade de estreitar as relações com as prefeituras e trabalhar em conjunto para atender com excelência e eficiência a população dos municípios. “Melhorando a trafegabilidade e o escoamento da produção. Ao todo, são 82 comunidades que serão beneficiadas, que mesmo em meio a pandemia, a Seag e o Governo não pararam as atividades em infraestrutura rural”, ressaltou.

Em Nova Venécia, o governador do Estado também assinou a Ordem de Serviço para a execução da terceira etapa da complementação do sistema de esgotamento sanitário do município, que terá início na primeira quinzena de novembro. Com um investimento na ordem de R$ 7 milhões, a obra tem prazo de conclusão em 2022 e vai beneficiar mais de 3.100 moradores dos bairros Bela Vista, São Cristóvão e Alvorada, na sede do município. Serão instaladas duas elevatórias de esgoto, mais de 10 mil metros de rede coletora e cerca de 1.380 ligações prediais.

“Saneamento é qualidade de vida injetada diretamente na veia. Quando você traz o saneamento às residências e aos bairros, você diminui o gasto com saúde e melhora a qualidade de vida daquela pessoa que mais necessita de investimentos do poder público”, destacou Casagrande.

Para o diretor presidente da Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan), Carlos Aurélio Linhalis (Cael), essa obra vai transformar a realidade da região. “Saneamento é mais do que um serviço de utilidade pública e bem-estar social, é uma questão de saúde. Ter água e esgoto tratados melhora a vida, para além de promover a economia local e o respeito ao meio ambiente”, pontuou.

Além desses investimentos, o governador visitou as obras de pavimentação, drenagem e infraestrutura nos bairros Bela Vista, Vila Olímpica, Padre Geanni e Aeroporto. “Também visitamos a Avenida Guanabara. Começamos a fazer essa obra em nosso governo passado, sendo paralisada na administração seguinte. Agora damos continuidade a essa obra tão sonhada e esperada pela população de Nova Venécia. Vamos inaugurá-la o mais rápido possível. Devido à pandemia, 2020 está sendo um ano desafiador, mas estamos conseguindo executar diversas ações, realizando muitos investimentos em infraestrutura em todo Estado. Para isso, precisamos da parceria e a resposta rápida dos municípios”, afirmou Casagrande.

Por meio da Secretaria de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb), o Governo do Estado está investindo quase R$ 15 milhões em infraestrutura em Nova Venécia e municípios próximos, como Boa Esperança e Pinheiros – que também recebeu a visita do governador.  Além da pavimentação das vias, calçadas, que serão revestidas e padronizadas, inclusive com a implantação de rampas para acessibilidade de pessoas com mobilidade reduzida e piso tátil.

O secretário de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano, Marcus Vicente, explicou que as obras trarão melhorias no deslocamento dos moradores. “São ruas que apresentam deficiências de pavimentação e que não atendem de maneira eficaz a mobilidade urbana. Algumas ficam com lama nos períodos de chuva e com poeira em tempos secos. As obras certamente trarão mais qualidade de vida aos moradores, trazendo um sentimento maior de pertencimento”, ressaltou.

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação do Governo