08/08/2019 18h30 - Atualizado em 09/08/2019 09h31

Governador e Seag participam de abertura de feira agrícola em São Gabriel da Palha

O governador do Estado, Renato Casagrande, participou, na tarde desta quinta-feira (8), da abertura da 1° Feira de Agronegócios Cooabriel, em São Gabriel da Palha. Ele visitou estandes, falou com produtores rurais e cumprimentou os visitantes. O evento está sendo realizado no Parque de Exposições Romeu Joaquim de Souza e vai até o próximo sábado (10). A entrada é gratuita.

Em sua fala, Casagrande saudou a iniciativa da Cooperativa Agrária de Cafeicultores de São Gabriel (Cooabriel) em realizar o evento e destacou a importância da entidade para o Espírito Santo. “A nossa ideia é fortalecer os eventos que promovem o desenvolvimento nas regiões. São Gabriel da Palha já é um município muito dinâmico e muito avançado com relação a algumas atividades econômicas, inclusive a Cooabriel é a maior cooperativa de café robusta do mundo”, afirmou. 

Para o governador, a feira promove a integração com outras empresas da região na economia do município, além de promover um intercâmbio de tecnologia, visando o desenvolvimento e busca de novos mercados. 

Durante o evento, Casagrande também apontou os investimentos do Governo do Estado no setor agrícola. “Estamos retomando o papel da Seag [Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca] na agricultura familiar. A Secretaria tem um papel importante também na infraestrutura, como a construção e fiscalização de barragens, obras do Caminhos do Campo, calçamento e telefonia rural”, disse.

Ele ressaltou que, nos últimos anos, “houve um afastamento do Governo com relação ao apoio à assistência técnica e extensão rural”. No entanto, a atual administração está retomando os investimentos nessa área, visando aumentar a capacidade do produtor de gerar riqueza. “Também será disponibilizado crédito através do Bandes e Banestes para que o agricultor, com assistência técnica adequada feita pelo Incaper e o Idaf, possa fazer a agregação de valor dos produtos agrícolas”, completou.

Além das possibilidades de negócios, a feira terá como atrativos palestras com autoridades mundiais do agronegócio, como o professor Luiz Carlos Molion, considerado como a maior autoridade brasileira em matéria de clima. Ele falará sobre a “Perspectiva do Clima para Safra 2019/2020 e sua Tendência para os 10 anos”. 

Para o secretário de Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca, Paulo Foletto, essa primeira edição da feira superou todas as expectativas: “Foi uma surpresa em relação ao tamanho do evento. Não pela Cooabriel, que é uma cooperativa que tem sempre uma perspectiva de olhar para o futuro, com visão de desenvolvimento econômico social e ambiental. Mas sim pela quantidade de eventos, informações e palestras ao longo do dia de hoje e de amanhã", finalizou.

Outro destaque será o doutor em Educação, José Luiz Tejon, autor de 33 livros e reconhecido como um dos melhores conferencistas internacionais com ênfase em superação. Tejon foi eleito pela revista “Isto É Dinheiro Rural” como uma das 100 personalidades mais influentes do agribusiness. Sua palestra terá como tema “A Cooabriel sou eu”.  A expectativa dos organizadores da festa é de reunir dez mil pessoas nos três dias de evento.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Governo
Giovani Pagotto
(27) 98895-0843

Assessoria de Comunicação da Seag
Luciano Vieria de Aguiar / Carlos Pereira
(27) 3636 / 3700
comunica.seag@gmail.com

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard