10/03/2020 13h53

Evento conecta 400 jovens ao empreendedorismo em Cachoeiro de Itapemirim

A maior feira agropecuária do Estado será palco de um evento que conectará 400 jovens de diferentes localidades do Estado a conhecimentos de empreendedorismo, liderança e práticas de produção. O Conexão Agro Jovem acontecerá dentro da programação da Exposul Rural 2020, no dia 04 de abril, de 8h30 às 17h, no auditório do Parque de Exposição Carlos Caiado Barbosa, em Cachoeiro de Itapemirim.

Realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Estado (Senar-ES) e com o apoio da Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), o evento proporcionará troca de experiências, palestras sobre novas tecnologias para o campo e acesso a casos de sucesso da agropecuária capixaba.

"Queremos despertar nos jovens a liderança, o empreendedorismo e a busca pelo conhecimento, pois são eles o presente e o futuro da agropecuária capixaba. Com exemplos práticos, a juventude verá que vale a pena investir no campo e que é possível alcançar realização pessoal e financeira nas propriedades rurais", explicou a superintendente do Senar-ES. Letícia Toniato Simões.

Para o secretário de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca, Paulo Foletto, investir na juventude é o passaporte para um futuro econômico sólido no Estado. “Estamos juntos nessa iniciativa. Os jovens são o amanhã da nossa agricultura e terão suporte, seja por meio de capacitações, palestras, seja por demais ações de fornecimento de conhecimento. Na Seag, por exemplo, a gente já está estruturando o projeto de valorização da juventude rural e da pesca. Com esse projeto vamos rodar os Estado inteiro, fazer muitas parcerias e levar toda a estrutura que os jovens precisam para permanecer e crescer no campo”, pontuou.

O Conexão Agro Jovem é gratuito e voltado para pessoas de 18 a 30 anos, com ligação com a agropecuária. Para participar, os interessados podem procurar os Sindicatos Rurais dos seus municípios.

Além da Seag, o evento conta também com o apoio da Federação da Agricultura e Pecuária do Espírito Santo (Faes), Sindicato Rural de Cachoeiro de Itapemirim, Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim, Sistema OCB-SESCOOP/ES, Serviço Nacional de Aprendizagem do Comércio (Senac) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae-ES).

Exposul Rural 2020

A Exposul Rural 2020 acontecerá entre os dias 1º e 05 de abril, no Parque de Exposição Carlos Caiado Barbosa, em Cachoeiro de Itapemirim.

Texto: Carlos Pereira, com informações do Senar-ES

Vanessa Capucho / Carlos Pereira