17/10/2018 12h29 - Atualizado em 17/10/2018 16h16

Cozinha Capixaba: Guarapari encerra programa de qualificação de mil profissionais da gastronomia

A unidade móvel do Cozinha Capixaba estacionou, nesta semana, em seu último destino: Guarapari. O município já havia recebido o Programa, em sua aula inaugural. O curso, que agora marca o encerramento, começou nessa terça-feira (16) e segue até sexta-feira (19), no centro da cidade, ao lado do Radium Hotel. Ao todo, com essa turma, serão mil profissionais de gastronomia requalificados pelo Programa.

O Cozinha Capixaba é uma parceria entre o Governo do Estado, a Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes) e o Sesi-ES, e tem o objetivo de capacitar profissionais do setor da gastronomia capixaba, de forma gratuita, para desenvolver a culinária e os produtos regionais e, com isso, incentivar o turismo e gerar emprego e renda.

As aulas são realizadas nos períodos vespertino, das 11 às 16 horas, e noturno, das 17 às 22 horas. Até o momento, a unidade móvel já percorreu 22 municípios em 25 semanas e foram 40 profissionais capacitados em cada lugar por onde a unidade do Cozinha Capixaba passou.

O subsecretário de Estado da Agricultura, Marcus Magalhães, considera que o Programa, além de requalificar o profissional, é também uma oportunidade que o aluno tem de levar para o seu dia a dia o que aprendeu no curso. “O Programa percorreu 22 municípios do Estado, levando oportunidade a mil profissionais de gastronomia aprimorarem o conhecimento na área, gratuitamente, e aplicarem o que aprenderam, em seus estabelecimentos. Além disso, o Cozinha Capixaba valorizou os alimentos e produtos tradicionais de cada região por onde passou”, destacou Magalhães.

Uma das participantes, a proprietária do Restaurante Na Chapa, Izabella Stein, disse que uma equipe do seu restaurante participou da aula inaugural e aplicou o que foi aprendido. Ela se animou e quis participar do curso para levar novidades ao seu estabelecimento. “Enriquecemos muito o nosso cardápio, principalmente com ingredientes locais, e aplicamos o risoto de moqueca, ensinado pelo chef Juarez Campos. Participamos do Restaurant Week com esse prato e foi um sucesso. Quero fazer o curso para aprender mais novidades”, acrescentou Izabella.

Nessa terça-feira (16), foi celebrado o Dia Mundial da Alimentação Saudável e, em comemoração ao dia, a nutricionista Ângela Maria Cobre e a auxiliar Lucinea Barreiros ensinaram a fazer quiche de inhame e suco verde com água de coco.

Cozinha Capixaba

O Programa é composto por dois períodos com 20 alunos em cada um, com duração de 20 horas semanais. As aulas são ministradas nas unidades móveis do Programa: uma cozinha didática, adaptada em uma carreta, totalmente equipada, com capacidade para os alunos acompanharem cada uma das aulas ministradas em seu interior.

Na parceria, a Seag é a responsável por custear o curso e as prefeituras, as demais despesas.

Informações à imprensa:
Pedro Callegario