17/03/2023 16h06 - Atualizado em 17/03/2023 16h07

Casagrande inaugura obras e anuncia novos investimentos em Marilândia

O governador do Estado, Renato Casagrande, esteve, na manhã desta sexta-feira (17), no município de Marilândia, na microrregião Centro-Oeste, para a inauguração de obras e o anúncio de novos investimentos. Um dos destaques foi a entrega do novo campo Bom de Bola da Praça 15 de Maio, que substitui o antigo equipamento que existia no local. Além disso, o Governo do Estado vai construir uma nova Unidade de Atenção Primária à Saúde e também realizar a pavimentação asfáltica de diversas ruas do município.

O campo Bom de Bola “Lorenzo Lorenzoni” é no estilo society e conta com gramado sintético de alto padrão, sistema de drenagem, área com piso cimentado para aquecimento dos atletas e bancos de reservas, fechamento com alambrado com cinco metros de altura sobre alvenaria de blocos rebocada e pintada e iluminação com seis postes de concreto, com três refletores cada. Foram investidos R$ 886 mil por meio da Secretaria de Esportes e Lazer (Sesport).

Também foram entregues as obras de reforma das duas Escolas Municipais Unidocente de Ensino Fundamental (EMUEFs) Santo Hilário e Marcelino Baptista, com investimento de quase R$ 200 mil. Também foi anunciada a reforma do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Dailton Luiz Magnago. As obras têm recursos do Fundo Estadual de Apoio à Ampliação e Melhoria das Condições de Oferta da Educação Infantil no Espírito Santo (Funpaes), da Secretaria da Educação (Sedu).

Durante o evento, o governador Casagrande deu Ordem de Serviço para a construção de uma Unidade Básica de Saúde (UBS), no Centro de Marilândia. O investimento será de R$ 2,66 milhões. A nova unidade comportará duas equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF) e faz parte do Plano Decenal SUS APS+, que visa a ampliar o acesso da população a serviços de saúde mais humanizados, acolhedores e resolutivos, por meio da elaboração de ações e programas para a qualificação da Atenção Primária à Saúde (APS) no Estado. Ao todo, serão construídas novas 111 UBSs para ampliar e qualificar a infraestrutura de atendimento nos municípios capixabas.

O Governo do Estado, por meio do Departamento de Edificações e de Rodovias do Espírito Santo (DER-ES), vai pavimentar diversas ruas do município, com extensão total de 2,5 quilômetros. O investimento é de R$ 1,13 milhão. Serão contempladas as seguintes vias: Rua do Rosário, Rua Sete de Setembro, Rua Alberico Altoé, Rua Fioravante Magnago, Rua Ângela Savergnini, Rua Espírito Santo, Rua Dioniza Falqueto, Luís Catelan, Rua Guilherme Passamani e Rua Guildo Cerafino Ruzeti.

Foi assinada também a Ordem de Serviço para a pavimentação do local destinado à Feira de Agricultura Familiar, além da entrega de equipamentos agrícolas e de 10 novas barracas para feirantes da agricultura familiar.

“É muito bom estar aqui com novos investimentos nas áreas da educação, saúde, infraestrutura e esportes. Além das realizações já entregues e aquelas anunciadas hoje, temos um grande conjunto de obras no município, como a pavimentação da rodovia que liga São Pedro e São Rafael, a drenagem e pavimentação de ruas e a construção de unidades habitacionais. Marilândia nunca teve tantos investimentos, como fizemos neste último mandato, e vamos fazer muito mais até 2026”, afirmou o governador Casagrande.

O prefeito de Marilândia, Augusto Astori (Gutim), fez um agradecimento pelos investimentos. “O nosso muito obrigado ao Governo do Estado e ao governador pela parceria e pelo trabalho que vem realizando junto com o Município. São mais de R$ 25 milhões em investimentos na área da educação, na construção e reforma de escolas, na pavimentação das ruas anexas ao Centro da cidade, o novo Campo Bom de Bola, entre outras. Aqui em Marilândia o trabalho não pára, assim como em todo o Espírito Santo”, disse.

O secretário de Estado de Esportes e Lazer, José Carlos Nunes, participou da solenidade e comentou sobre a importância da entrega. “Investir em infraestrutura esportiva é investir em nossa juventude. É gerar oportunidades, principalmente para os que mais necessitam da presença do Governo. E é com essa preocupação, de ajudar os que mais necessitam, que o governador Renato Casagrande vem fazendo o maior investimento em esporte na história do nosso Estado, incluindo a construção e revitalização de campos Bom de Bola em todo o território capixaba”, destacou.

Também estiveram presentes os prefeitos Jailson Quiuqui (Águia Branca), Ana Malacarne (São Domingos do Norte), Leonardo Finco (Governador Lindenberg), Dr. Sidcley (Pancas), Alessandro Broedel (Sooretama) e Guerino Balestrassi (Colatina); o secretário de Estado de Controle e Transparência, Edmar Camata; os deputados estaduais Dary Pagung, Raquel Lessa e Sérgio Meneguelli; além de vereadores e lideranças locais.