28/09/2017 17h57 - Atualizado em 28/09/2017 18h10

Caminhos do Campo: pavimentação de estrada em Governador Lindenberg é retomada

Para facilitar o escoamento da produção agrícola e o deslocamento das comunidades de Moacir Avidos, Ferraghetti, Barra de Novo Brasil e Morello, na cidade de Governador Lindenberg, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), assinou nesta quinta-feira (28) a ordem de serviço para o reinício da pavimentação da estrada rural contemplada no Programa Caminhos do Campo.

O trecho que liga as comunidades possui 13,34 quilômetros. Falta terminar a pavimentação em 2,34 quilômetros. O investimento total para terraplanagem, drenagem, pavimentação e sinalização de todo o trecho é de mais R$ 10,4 milhões. A obra estava paralisada desde 2014 e a previsão é de que seja concluída no primeiro semestre de 2018.

Participaram da solenidade o governador em exercício, César Colnago; o secretário de Estado da Agricultura, Octaciano Neto, o prefeito de Governador Lindenberg, Geraldo Loss, além de autoridades estaduais e municipais.

César Colnago destacou que os investimentos são resultado das contas equilibradas e de muito planejamento.  "Se estamos retomando essa obra aqui é porque tem recurso programado para isso, para começar e terminar. O que iniciamos queremos sempre entregar. Enfrentamos uma crise nacional, internacional e também estadual. Muitas obras estavam paralisadas e está sendo possível dar continuidade agora porque as contas estão organizadas", disse o governador em exercício.

O secretário de Estado da Agricultura, Octaciano Neto, também ressaltou que o equilíbrio nas contas está possibilitando o Governo a fazer investimentos no Estado.  "O governador falava que quando passasse a crise a capacidade de investimento dos estados que tivessem organizados, como o Espírito Santo, seria maior. E é isso que estamos vendo aqui hoje. Desde o início do Programa Caminhos do Campo, em 2003, a quantidade de estradas pavimentadas dá para ligar o distrito de Morello, em Governador Lindenberg, a Salvador, na Bahia. São mais de 1.200 quilômetros já pavimentados", disse Octaciano.

Programa Caminhos do Campo

O Programa de Pavimentação de Estradas Rurais e Municipais é desenvolvido pela Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag). O objetivo é adequar e revestir estradas rurais capixabas, priorizando as áreas de maior concentração de agricultura familiar com o objetivo de melhorar o escoamento da produção e reduzir os custos e as perdas dos produtos perecíveis. Além disso, o programa deseja facilitar a mobilidade da comunidade, aumentar o fluxo de visitantes no meio rural e colaborar com o desenvolvimento do agroturismo.

Desde o início do programa, em 2003, foram pavimentados mais de 1.200 quilômetros de estradas rurais.

Informações à imprensa:

Pedro Callegario