Benefícios para saúde humana e meio ambiente são destaques na Semana Nacional do Alimento Orgânico
O Espírito Santo recebe, até este sábado (1º), diversas atividades da Semana Nacional do Alimento Orgânico de 2024, que acontece em todo o País desde o dia 25 de março. A programação especial deste ano é voltada aos consumidores, com o objetivo de evidenciar a importância da agricultura orgânica e agroecológica no enfrentamento aos atuais desafios das emergências climáticas e da produção de alimentos.
“A agricultura orgânica capixaba se destaca há anos e é fruto do empreendedorismo de produtores rurais com o entendimento de que não basta mais produzir para alimentar as pessoas, mas é preciso também valorizar a qualidade dos alimentos em relação às questões de saúde e sustentabilidade”, considerou o secretário de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca, Enio Bergoli.
“A importância da agroecologia e da produção orgânica no Espírito Santo foram destacadas também dentro do ‘Vida no Campo’, o programa de desenvolvimento da agricultura familiar capixaba, dentro do eixo Sistemas de Produção Sustentáveis. O programa foi lançado em abril deste ano pelo governador Renato Casagrande”, afirma o secretário.
Na tarde desta terça-feira (28), aconteceu uma transmissão ao vivo no Youtube sobre o tema principal de 2024: “Produto Orgânico: Justo e Sustentável” –, com foco no preço dos produtos no Espírito Santo. A livefoi organizada pela Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), com o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper).
Já nesta quarta-feira (29), o perfil no Instagram da Comissão de Produção Orgânica do Espírito Santo (@cporg_es) transmite a live “Quem Planta Meu Alimento?”.
A Semana Nacional do Alimento Orgânico é promovida por meio da parceria entre diversas instituições e realizada anualmente desde 2005, com a liderança doMinistério da Agricultura e Pecuária (Mapa). O objetivo é promover o alimento orgânico, divulgando para a população os benefícios ambientais, econômicos, sociais e nutricionais.
No Espírito Santo, as atividades da Semana estão sendo desenvolvidas também com a participação do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), do Governo do Estado, por meio da Seag e do Incaper, do Banco do Nordeste, além das associações de agricultores agroecológicos e movimentos sociais do campo e das cidades.
➡️ Programação:
Semana Nacional do Alimento Orgânico 2024 – “Produto Orgânico: Justo e Sustentável”
📺 “O PREÇO DOS PRODUTOS NO ESPÍRITO SANTO”
Luciano Fasolo (Seag) e Andressa Alves (Incaper)
Canal do Youtube do Incaper (@Incapertv)
📺 “QUEM PLANTA O MEU ALIMENTO”
Transmissão ao vivo (live)
29 de maio, quarta-feira, às 18 horas
Selene Tesch
Perfil do Instagram (@cporg_es)
Ver essa foto no Instagram
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Seag
Priscila Contarini / Mike Figueiredo
(27) 3636-3700 / (27) 99645-4694 / (27) 99616-5840
comunica.seag@gmail.com