Menu

SEAG Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca

brasão Governo do Estado Espírito Santo
SEAG - Secretaria de Estado de Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca

Seag realiza intercâmbio técnico em Santa Catarina para avanço do projeto “Queijos do Espírito Santo”

Publicado em: 28/11/2025 17h15 - Atualizado em: 29/11/2025 12h40
Seag realiza intercâmbio técnico em Santa Catarina para avanço do projeto “Queijos do Espírito Santo”
Seag realiza intercâmbio técnico em Santa Catarina para avanço do projeto “Queijos do Espírito Santo”

Uma equipe técnica da Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) realizou, nesta semana, uma missão técnica em Santa Catarina com o objetivo de aprofundar conhecimentos sobre a regulamentação, produção e pesquisa de queijos artesanais. A ação integra o projeto “Queijos do Espírito Santo”, desenvolvido pela Seag para caracterizar os principais queijos artesanais.

Durante o intercâmbio, a equipe capixaba foi recebida pela Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc), que organizou uma agenda técnica com pesquisadores da Universidade Regional de Blumenau (Furb) e visitas a produtores regularizados. Também foi realizada uma reunião com especialistas da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), que apresentaram experiências relacionadas à qualificação de produtores e à promoção de concursos de queijos artesanais.

O secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli, destacou que o intercâmbio reforça o compromisso do Governo do Estado com o desenvolvimento da queijaria artesanal capixaba:
“Financiar pesquisas que dão suporte científico e técnico é fundamental para que o Espírito Santo avance com legislações compatíveis com o modo de fazer artesanal, sem abrir mão da segurança sanitária. Esse trabalho permitirá regularizar mais produtores, ampliar a presença dos nossos queijos em novos mercados e, inclusive, alcançar certificações como o Selo Arte. Estamos construindo uma política pública que valoriza nossa tradição, gera renda e fortalece a identidade dos produtos rurais capixabas”, afirmou.

O coordenador do projeto pela Seag, Jackson Fernandes Freitas, ressaltou que o intercâmbio reforça a similaridade técnica e cultural entre os dois estados.
“Há grande semelhança entre alguns queijos produzidos no Espírito Santo e em Santa Catarina. Um exemplo é o queijo colonial, fresco ou maturado, conhecido em nosso Estado como queijo Minas, e o Kasëschimier, que em Santa Catarina recebe o nome de ‘Queijinho Branco Artesanal’. Essas referências fortalecem nossa pesquisa e nos ajudam a construir parâmetros adequados à realidade dos nossos produtores”, explicou.

Projeto Queijos do Espírito Santo

O projeto Queijos do Espírito Santo, financiado pelo Inovagro, tem como propósito identificar e caracterizar os principais queijos artesanais e autorais produzidos no Estado, além de subsidiar a construção de uma legislação específica. O objetivo é garantir segurança jurídica para os queijos capixabas.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Seag
Leonardo Sales 
(27) 3636-3700
comunica.seag@gmail.com