11/05/2023 16h00 - Atualizado em 14/03/2024 15h01

Secretaria da Agricultura participa da Feira Sabores da Terra

Desta quinta-feira (11) até domingo (14), o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), estará presente em mais uma edição da tradicional Feira Sabores da Terra. O evento, que tem entrada gratuita, acontece na Praça do Papa, em Vitória, e tem o objetivo de fomentar a cultura, gastronomia, agroturismo e o artesanato capixaba.

“É uma alegria ter a oportunidade de participar de um evento fantástico como este, com o envolvimento de tantos empreendedores do agronegócio capixaba. Vamos continuar a apoiar iniciativas que fomentem a economia e oportunize ao empreendedor do Estado a comercialização e a manutenção de seus negócios”, afirmou o secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli.

Durante os quatro dias de exposição, a Seag, com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-ES), vai apoiar um estande que disponibilizará informações sobre os cafés especiais de origem capixaba, com o foco principal nas Indicações Geográficas (IG): Montanha, Caparaó e Conilon. A Indicação Geográfica é uma marca territorial, pois reconhece uma localidade como a origem de um produto, com qualidade única e específica.

Além disso, o estande contará com degustação de saborosos cafés das espécies arábica e conilon, cultivados nas três regiões capixabas, as IGs. O visitante também poderá participar de provas comentadas e ainda adquirir os produtos.

Neste ano, serão representados na Feira Sabores da Terra os encantos dos municípios capixabas. Os diversos expositores vão compartilhar com os visitantes suas produções gastronômicas e artesanais dos mais variados tipos. Assim, a feira beneficia tanto os produtores, que têm a oportunidade de fazer novos negócios, quanto os visitantes, que podem viver um intercâmbio entre o campo e a cidade, sem sair da Capital.

O evento também contará com o Espaço Garden para a exposição de flores, plantas, cafés especiais, trabalhos manuais, arranjos, enfeites e afins; o Espaço Cidade Solidária para a valorização da economia solidária; e o Espaço MEI, destinado a valorização dos microempreendedores individuais, com sorteios de presentes especiais para o Dia das Mães.

O envolvimento de todo o setor do agronegócio, a capacitação e a qualificação dos expositores, além da promoção do turismo capixaba, são os objetivos que os expositores desejam alcançar. Segundo o organizador da Feira Sabores da Terra, Ademir Dadalto, os visitantes terão a oportunidade de conhecer e adquirir diversos produtos, tudo de maneira acessível.

“O principal objetivo da Feira Sabores da Terra é promover trocas culturais, gastronômicas e artísticas entre o campo e a cidade, de forma acessível para atingir um elevado número de pessoas. É um evento que impulsiona a valorização de produções ricas no DNA capixaba, que contam nossa história e que devem ser valorizadas”, destacou Dadalto.

Com entrada franca, a feira conta com a parceria do Governo do Estado, por meio da Seag, da Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes) e do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), além do Sebrae-ES e do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo (Crea-ES).

Serviço:

Confira a programação da Feira Sabores da Terra

Quando: 11 a 14 de maio de 2023
Onde: Praça do Papa – Vitória (ES)

Entrada: gratuita

Quinta-feira – 11 de maio

Horário: das 16h às 22 horas

19h30 – Grupo Folclórico Tanzfreude – Categoria Juvenil.
20 h – Grupo Folclórico Bergfreunde de Campinho
20h30 –Tony da Viola

Sexta-feira – 12 de maio

Horário: das 16h às 22 horas