12/07/2024 16h00 - Atualizado em 12/07/2024 16h18

Seag debate incentivos para a agricultura familiar com representantes do Governo Federal

Discutir ações voltadas para a agricultura familiar e criar oportunidades de cooperação entre o Governo Estadual e Federal. Esse foi o objetivo do encontro realizado na tarde dessa quinta-feira (11), pela Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), na sede do órgão, em Vitória. O encontro contou com a presença do secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli e do secretário da Agricultura Familiar e Agroecologia do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Vanderley Ziger e demais representantes dos órgãos.

Segundo o secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli, este diálogo e integração são muito importantes. “É muito positivo este alinhamento entre programas e políticas públicas para fortalecer a agricultura familiar, que representa 75% dos estabelecimentos rurais do Espírito Santo. Nós temos um programa lançado para a agricultura familiar e vamos potencializar as ações e projetos que visam fortalecer as cadeias produtivas e beneficiar aquele que é o maior alvo das nossas ações, o produtor”, ressaltou.

O secretário da Agricultura Familiar e Agroecologia do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Vanderley Ziger destacou a importância do setor rural, agrícola, em especial a agricultura familiar do Espírito Santo. “O Estado tem uma agricultura extremamente organizada, produtiva e competitiva. Discutimos justamente onde é possível estreitar as relações políticas e sobretudo de projetos e programas que a gente quer envolver aqui, o Governo do Estado e o Ministério do Desenvolvimento Agrário, do qual eu faço parte”, disse.

Ele destacou também, em especial, a questão do crédito rural. “Eu queria fazer um destaque aqui, em especial para a questão do crédito. Nós precisamos fazer com que o recurso do crédito rural possa chegar na hora certa, com taxas de juros adequadas e, principalmente, no montante suficiente para que os nossos produtores avancem na produção e, sobretudo, na questão da agroindústria”, ressaltou.

Diante da competitividade do Espírito Santo em diversos setores, ele pontuou ainda sobre o intuito do Governo Federal de fazer com que as políticas de financiamento, de seguro e de assistência técnica consigam chegar a todos os produtores do Estado.

Também participaram do encontro o diretor-presidente do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), Antônio Elias; representantes do Ministério do Desenvolvimento Agrário do Espírito Santo, do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), da Companhia Nacional de Abastecimento e demais representantes da Secretaria e órgãos.

Texto: Priscila Contarini

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Seag
Priscila Contarini / Mike Figueiredo
(27) 3636-3700 / (27) 99645-4694 / (27) 99616-5840
comunica.seag@gmail.com

 

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard