26/11/2025 17h28

Seag debate agricultura irrigada no XXVI Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos

Foto: Gustavo Souza/Seag

O secretário de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca, Enio Bergoli, participou nesta quarta-feira (26) como debatedor no XXVI Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos, um dos mais importantes eventos do País sobre gestão e sustentabilidade da água. O simpósio ocorre desde domingo (23) no Pavilhão de Carapina, na Serra, e segue até esta sexta-feira (28), reunindo pesquisadores, gestores públicos, representantes de setores produtivos e especialistas de todo o Brasil.

Com o tema central “A Água como Agente de Transformação: Conectando Pessoas, Saberes e Territórios”, o encontro promove discussões estratégicas sobre políticas públicas, preservação de mananciais, segurança hídrica, mudanças climáticas e uso sustentável dos recursos hídricos.

Enio Bergoli foi debatedor da mesa-redonda “Agricultura Irrigada: Pesquisa aplicada, Reservação e Regulação do uso”. O debate reuniu ainda Kênia Mourão (MapBiomas), David Marcelino Almeida Schmidt (Comissão Nacional de Irrigação da CNA) e Thiago Luiz Orletti, presidente da Associação de Irrigantes do Espírito Santo (Assipes).

Durante o simpósio, foram abordados temas como avanços tecnológicos para irrigação, reservação hídrica, gestão eficiente nas propriedades rurais e os impactos das mudanças climáticas na produção agrícola.

O secretário destacou a importância da água como insumo estratégico para o desenvolvimento do campo. “A água é o principal insumo da vida. Sem água não há agricultura e não há produção. Os recursos hídricos são elementos primordiais para a segurança alimentar, melhora a competitividade do agronegócio e a vida das famílias rurais. Por isso, é importante discutir reservação, pesquisa e regulação. Estamos planejando o futuro e fortalecendo políticas públicas que garantam produção, preservação ambiental e bem-estar das próximas gerações”, afirmou Bergoli.

O simpósio acontece em um momento significativo, em sintonia com as discussões globais pós-COP 30, ampliando o olhar sobre os desafios climáticos e reforçando a necessidade de soluções baseadas em ciência, tecnologia e governança integrada para o uso responsável dos recursos hídricos.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Seag
Leonardo Sales
(27) 3636-3700
comunica.seag@gmail.com

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard