27/06/2017 17h30 - Atualizado em 27/06/2017 17h38

Reunião debate reforma da Igreja Nossa Senhora da Conceição, em Conceição da Barra

A restauração da Igreja Nossa Senhora da Conceição, no município de Conceição da Barra, foi tema de reunião realizada na tarde desta terça-feira (27) na Secretaria de Estado da Agricultura, Aquicultura, Abastecimento e Pesca (Seag). O objetivo foi debater sobre parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura para a execução da restauração.

Participaram da reunião o pároco de Conceição da Barra, padre Deucy Correa; o prefeito Francisco Vervloet; a presidente da Câmara Municipal, Mirtes Figueiredo, e os secretários de Estado da Agricultura, Octaciano Neto, e da Cultura, João Gualberto Vasconcellos.

Em 2016, a Secretaria de Estado da Cultura, em parceria com o Instituto Sincades, contratou a elaboração dos projetos de restauração da Igreja Nossa Senhora da Conceição, imóvel tombado pelo Conselho Estadual de Cultura em janeiro de 2013. Os projetos finais estão previstos para serem entregues nos próximos dias.

De acordo com os secretários Octaciano Neto e João Gualberto, a igreja representa uma identidade cultura do município e se trata de um patrimônio histórico. Eles afirmaram que o apoio financeiro à reforma da igreja será avaliado.

O pároco Deucy Correa destacou que a igreja é um patrimônio estadual. “A restauração é de importância para paróquia, para o município de Conceição da Barra e toda a região. São mais de 200 anos da nossa igreja matriz. Vem gente de longe para visitar. É um patrimônio do Estado”, afirmou.

O prefeito Francisco Vervloet destacou a importância da igreja para a cidade. “É uma igreja pequena, mas com um valor imenso. Foi construída no início do século XIX e a restauração vai trazer maior conforto para a comunidade que frequenta e visita a matriz”, ressaltou.

Pedro Callegario

pedro.seages@gmail.com