15/07/2024 19h16 - Atualizado em 15/07/2024 19h17

Governo anuncia investimento para reforçar a rede elétrica em municípios capixabas

Foto: Hélio Filho/Secom

O governador do Estado, Renato Casagrande, realizou, nesta segunda-feira (15), o lançamento do programa “Energia mais Produtiva”, que visa ampliar a estrutura de energia elétrica no campo, dando suporte ao desenvolvimento das regiões rurais capixabas. Foram investidos R$ 2,5 milhões na instalação de 24 km de extensão de redes trifásicas distribuídas por sete municípios.

O reforço na rede elétrica é destinado a localidades com produtores que atuam de forma coletiva, principalmente organizados em associações ou cooperativas. O objetivo é promover a eficiência energética no meio rural, aumentando a capacidade produtiva do agronegócio capixaba, através da conversão de sistemas monofásicos para trifásicos. A ação é desenvolvida pela Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag).

“Na primeira vez em que trabalhei na administração pública foi na Prefeitura de Castelo com a área de desenvolvimento rural. Naquela época, era muito caro colocar energia e estudamos uma forma de fazê-la de forma menos onerosa. Trouxemos um engenheiro do Sul do País e utilizamos a tecnologia de fio único em poste de madeira. Depois virei secretário de Estado da Agricultura e ampliamos a rede elétrica no interior. E hoje temos a oportunidade de evoluir ainda mais, sendo raro encontrar um local sem energia nos dias atuais. Isso permite o crescimento e desenvolvimento das comunidades”, afirmou o governador Casagrande.

Entre os municípios e comunidades contemplados estão: Anchieta (localidade do Vale do Corindiba), Conceição do Castelo (Conselho de Desenvolvimento Comunitário de Monforte Quente (Monforte Quente e Monforte Frio), Dores do Rio Preto (Comunidade Forquilha do Rio), Ibatiba (Comunidade de Santa Clara), Iúna (Localidade do Córrego Bonsucesso), Rio Bananal (Localidade do Córrego Araújo) e Sooretama (Comunidades Juerana A e Comunidade do Córrego Cupido).

O acesso à energia trifásica otimiza a tecnificação dos processos de produção, bem como oportuniza a utilização de diversos equipamentos nas lavouras e agroindústrias, explica o secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli. “Automatizar processos, conectar máquinas agrícolas assim como utilizar equipamentos no campo exige reforço de rede elétrica nas propriedades rurais capixabas, especialmente as de base familiar, pois possibilita a ampliação de renda e dinamiza os processos produtivos”, completou.

Também estiveram presentes no evento, o deputado federal Paulo Foletto; os deputados estaduais Dary Pagung e José Esmeraldo; os secretários de Estado, Júnior Abreu (Casa Civil) e Jacqueline Moraes (Mulheres); além de prefeitos.

Energia Mais Produtiva

O projeto Energia Mais Produtiva tem o propósito de melhorar a oferta de energia elétrica (especificamente energia trifásica) para fins de produção agrícola e agregação de valor aos produtos agropecuários das comunidades rurais capixabas. O objetivo geral do projeto é promover eficiência energética no meio rural, capaz de aumentar a capacidade produtiva do agronegócio capixaba, por meio da conversão de sistemas monofásicos para trifásico, substituição de centros de transformações de baixa para alta tensão e reforço nas linhas tronco.

Assessoria de Comunicação do Governo
Giovani Pagotto