11/05/2017 15h21

Encontros vão capacitar conselheiros de desenvolvimento rural de mais cinco municípios

Os conselheiros que integram os Conselhos Municipais de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRSs) de mais cinco cidades passarão por capacitação, nestas quinta (11) e sexta-feira (12), sobre a elaboração de políticas públicas voltadas para a agricultura familiar. Um encontro será realizado no município de Divino São Lourenço e outro em Irupi.

A capacitação é promovida pela Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) em parceria com o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), o Instituto de Defesa Florestal e Agropecuária do Estado (Idaf), a Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead) e as prefeituras locais.

Nesta quinta-feira, conselheiros de Divino São Lourenço e Ibitirama passarão pela capacitação a partir das 13 horas, no CRAS do município de Divino São Lourenço. Já na sexta-feira, os membros dos conselhos de Irupi, Iúna e Ibatiba participarão do curso a partir das 8 horas, na Secretaria Municipal de Agricultura, no município de Irupi.

Segundo o gerente de Agricultura Familiar da Seag, José Arcanjo Nunes, os cursos foram elaborados por solicitação dos próprios municípios e terão como objetivo debater as políticas agrícolas e agrárias. “Os eventos serão importantes para que possamos ter um nivelamento de informações sobre o que são os conselhos e quais as suas atribuições. E também debater as políticas públicas voltadas para a agricultura familiar. Essa dedicação que os conselheiros têm de participar do desenvolvimento rural dos municípios e discutir a questão agrícola e agrária é fundamental para um desenvolvimento sustentável”, afirmou Arcanjo.

Cada cidade possui uma legislação própria que define a formação e as funções de cada conselho. Eles são formados por representantes do Poder Público; do Incaper; do Idaf; de cooperativas, sindicatos, instituições financeiras e associações; do Poder Legislativo, dentre outros. Em média, os CMDRSs são compostos por 15 a 20 membros.

Programação:

13 horas - Inscrição e abertura
14 horas - Por que participar do CMDRS?
14h40 - Gestão Social: Organização, Planejamento e Controle Social
15h10 - Estrutura e Dinâmica de Funcionamento de um CMDRS
16 horas - Depoimento de um conselheiro do CMDRS (visitante)
16h20 - Políticas Públicas para a Agricultura Familiar
17 horas - Encerramento

Local: CRAS - Bairro Santa Cruz - Divino São Lourenço - ES

08 horas - Inscrição e abertura
09 horas - Por que participar do CMDRS?
09h40 - Gestão Social: Organização, Planejamento e Controle Social
10h10 - Estrutura e Dinâmica de Funcionamento de um CMDRS
11 horas - Depoimento de um conselheiro do CMDRS (visitante)
11h20 - Políticas Públicas para a Agricultura Familiar