Comitê Gestor da Cadeia do Leite define ações e fortalece governança do setor

Nesta segunda-feira (15), a Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) realizou, em sua sede, em Vitória, a reunião do Comitê Gestor do Programa de Desenvolvimento Sustentável da Cadeia do Leite. Estiveram em pauta as ações em andamento do programa LeitES, o Edital Seag 01 PIVE/FIVE, a composição do comitê gestor e outros assuntos estratégicos para o fortalecimento da pecuária leiteira no Espírito Santo.
O encontro foi conduzido pelo secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli, e contou com a participação de representantes do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), da Organização das Cooperativas Brasileiras no Espírito Santo (OCB-ES), do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/ES), da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), da Federação da Agricultura e Pecuária do Espírito Santo (Faes), da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), da Fiore Embriões, da Laticínios Porto Alegre, além das cooperativas Selita, Nater Coop, CLAC e Colamisul, entre outras instituições ligadas ao setor leiteiro.
O edital, publicado em junho deste ano, está alinhado ao PEDEAG 4 e ao Programa de Desenvolvimento Sustentável da Cadeia do Leite. Seu foco é o melhoramento genético do rebanho, com potencial para distribuir até 4 mil prenhezes em um ciclo de 12 meses. As inscrições seguem abertas até 29 de junho de 2026, com participação organizada por macrorregiões do Estado.
“É importante destacar que, nesta reunião, apresentamos um diagnóstico das ações em andamento pelas instituições ligadas ao programa. O Programa de Desenvolvimento Sustentável da Cadeia do Leite tem cinco eixos estratégicos e dezesssete projetos, dos quais quinze já estão em execução. Diversas instituições contribuíram para essa construção, permitindo identificar as ações prioritárias para o fortalecimento da cadeia do leite. Esses encontros são fundamentais para alinhar esforços e garantir que as iniciativas cheguem aos produtores”, ressaltou o secretário Enio Bergoli.
Além do edital, o encontro também atualizou as indicações para a composição do Comitê Gestor do programa, reforçando a importância da gestão compartilhada e da articulação entre poder público, cooperativas e produtores rurais.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Seag
Leonardo Sales / Nayara Santana
(27) 3636-3700
comunica.seag@gmail.com