Capacitação sobre produção de manga disponível no YouTube do Incaper
O curso on-line “Capacitação sobre a cultura da mangueira” realizado na última semana, pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), contou com a participação de 80 inscritos entre servidores do Instituto e produtores rurais. Aos interessados em adquirir conhecimentos sobre a produção de manga, a capacitação completa está disponível para o público no canal do YouTube do Incaper.
A carga-horária de 8 horas foi dividida entre quatro dias de curso com conteúdos que contemplam: Variedades; Exigências edafoclimáticas; Manejo de pragas; Manejo de doenças; Poda e indução floral; Comercialização de mangas; e Gestão comercial em frutas.
As capacitações sobre culturas frutíferas fazem parte do Programa Estadual de Fruticultura, que visa à cadeia produtiva das principais frutas do Espírito Santo, segundo um dos organizadores dos cursos on-line, Luiz Fernando Favarato, engenheiro agrônomo, doutor em fitotecnia, pesquisador e coordenador técnico de produção vegetal do Incaper.
A programação da capacitação já abordou a cultura de frutas como abacaxi, maracujá e manga, a mais recente. O próximo curso será sobre cultura da goiaba, entre os dias 25 e 28 de agosto.
O objetivo principal, como afirma o organizador das capacitações, é qualificar os técnicos do Incaper para que o conhecimento chegue até o produtor rural e seja aplicado em suas culturas frutíferas.
“Estamos retomando as atividades do programa, que ficaram limitadas com a pandemia. Encontramos uma boa solução que é realizar os cursos por meio das lives e passando o conhecimento em diante com o apoio de profissionais e professores altamente qualificados”, disse Luiz Fernando Favarato.
O extensionista do Incaper, César Carvalho, participou do curso on-line sobre cultura da mangueira, na última semana, e destaca os benefícios e conhecimentos adquiridos.
“A capacitação também se originou a partir de uma demanda de maior conhecimento para a prática da atividade que envolve todo o setor. O incentivo para o cultivo da manga vermelha também é uma demanda do setor, e para seu o manejo, é necessário maior profissionalismo e técnicas de cultivo. O curso veio para ampliar os conhecimentos sobre a cultura e é de grande importância para a capacitação dos técnicos”.
A realização e apoio à capacitação também são feitas pela Secretaria de Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag); Centrais de Abastecimento do Espírito Santo (Ceasa-ES); Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes); Universidade Federal de Viçosa (UFV); Bananas EP; e Bianvirc.
Texto: Andreia Ferreira
Informações à Imprensa:
Coordenação de Comunicação e Marketing do Incaper
Juliana Esteves / Andreia Ferreira
(27) 3636-9868 / (27) 3636-9865 / (27) 98849-6999
juliana.esteves@incaper.es.gov.br / andreia.santos@incaper.es.gov.br
Facebook: Incaper
Instagram: @incaper_es
Assessoria de Comunicação da Seag
Vanessa Capucho
(27) 3636-3700 / 3651
comunica.seag@gmail.com