20/10/2023 15h25 - Atualizado em 14/03/2024 14h50

9ª edição do COSUD: Sul e Sudeste unidos por uma agropecuária mais forte

Os estados que compõem o Consórcio de Integração Sul e Sudeste (COSUD) estão reunidos para impulsionar ações socioeconômicas e ambientais em prol do Brasil. O encontro teve início nesta quinta-feira (19) e prossegue até sábado (21), em São Paulo. O evento, que é realizado desde 2019, reuniu nesta edição governadores, vices e secretários de estado para debaterem ações de fortalecimento entre as unidades federativas envolvidas, abordando políticas públicas de interesse comum.

As áreas de Meio Ambiente, Segurança Pública, Assistência Social, Cultura, Infraestrutura, Saúde, Esporte, Turismo, Mobilidade, Educação, Desenvolvimento Econômico, Inovação, Tecnologia e Eficiência na Gestão estão entre os temas discutidos. Estes e outros assuntos são pauta da mobilização dos governadores e gestores dos sete estados envolvidos: São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina. Estes estados acolhem mais de 114 milhões de habitantes, o que corresponde a 56,5% dos brasileiros e representam 70% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Durante o COSUD, o Grupo de Trabalho (GT) Agricultura elaborou uma minuta de um projeto de Lei que institui e disciplina a execução da inspeção industrial e sanitária de produtos de origem animal por meio de equipes oficiais de inspeção e adota outras providências. O objetivo é a ampliação de mercado, colocando em prática ações estratégicas para o desenvolvimento econômico e social das regiões, otimizando recursos públicos federais, estaduais e municipais, garantindo segurança jurídica, tratamento igualitário dos estabelecimentos, reduzindo a clandestinidade e fomentando a saúde pública.

Os Estados pretendem, também, o fomento e modernização dos serviços de inspeção, rastreabilidade, financiamento de assistência técnica e extensão rural. Discutem ainda pautas importantes de sustentabilidade, estrutura e infraestrutura rural. A ideia é garantir mais competitividade para a agropecuária de todo o País, com olhar para as regiões Sul e Sudestes.

Para o secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli, os estados interagem em pautas importantes e necessárias para fortalecer a cooperação entre os governos de ambas as regiões e, assim, impulsionar ações socioeconômicas a favor do desenvolvimento regional e nacional.

“Estamos discutindo e propondo a atuação conjunta dos sete estados da região Sul e Sudeste no âmbito dos serviços de inspeção, da rastreabilidade, da melhoria das legislações que temos que ajustar para melhorar a eficiência do agro, da sustentabilidade, da Infraestrutura, como estradas, telefonia, energia, além da assistência técnica e extensão rural para melhorar a eficiência, efetividade e a sustentabilidade da agricultura brasileira, sobre tudo do Sudeste do Brasil”, ressaltou Bergoli.

Também fazem parte da pauta os serviços digitais, de financiamento de assistência técnica, extensão rural, financiamento de Ater, turismo rural, agroindústria, alimentos, ambiente, segurança e logística como base circular, desenvolvimento regional integrado, rotas rurais como base georreferenciada para operação e planejamento, ações integradas para redução e desperdício de recursos, utilização de sistemas de informação para simplificar processos, recursos digitais para alcançar o cidadão, conectividade em conjunto no ambiente rural, a criação de um sistema único ou equivalente de rastreabilidade de bovinos, também fazem parte da pauta.

No encerramento do consórcio, neste sábado (21), será realizada a leitura da Carta de São Paulo, um documento-contribuição do COSUD que agrupará os compromissos realizados durante a reunião e as assinaturas de todos os governadores presentes.

Texto: Priscila Contarini

Priscila Contarini