05/11/2014 12h17 - Atualizado em 07/03/2017 15h04

6º Congresso Capixaba de Pecuária Bovina será realizado em Vila Velha

Um local certo para atualização de conhecimentos e troca de informações na área de pecuária. A sexta edição do Congresso Capixaba de Pecuária Bovina terá início nesta quarta-feira (5), às 20h, em Vila Velha, com o apoio do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper). O tema central é “Produtividade com Rentabilidade”.
Na ocasião, o zootecnista do Incaper, Bevaldo Martins Pacheco, será homenageado pela relevante contribuição técnica, estímulo, excelência e dedicação à pecuária bovina capixaba.

O evento contará com a participação de aproximadamente 500 pessoas, entre pecuaristas, consultores, estudantes e pesquisadores e será dividido em quatro paineis, que abordarão temas de grande importância no âmbito nacional.
Entre os principais assuntos em debate estão as perspectivas e os cenários para pecuária, sistema de produção e qualidade da carne, sanidade e bem-estar animal, reprodução e melhoramento genético, formação de pastagens em áreas montanhosas, alimentação de vacas leiteiras e os desafios na gestão da mão de obra na pecuária.

Além dessas atividades, serão apresentados 30 trabalhos científicos, na forma de pôster, de diversas instituições de ensino, que serão julgados por uma comissão integrada pelos técnicos do Incaper, Bevaldo Martins Pacheco e João Anselmo Molino. Contará também com a participação do profissional do Instituto em painel, Bevaldo Martins Pacheco, que presidirá a mesa da conferência “Suplementação de vacas leiteiras em pastagens intensivas”.

O coordenador do Programa de Pecuária do Incaper, João Anselmo Molino, destaca a importância do evento para o setor. “Os conferencistas são de renome nacional e os temas destacarão a visão do agronegócio para o futuro e o desenvolvimento do setor. Dessa forma, levando em consideração a sua missão, o Incaper trabalha tanto no campo da pesquisa, quanto na transferência de informações, por meio da assistência técnica, nas áreas de manejo intensivo de pastagens; qualidade e segurança do leite e derivados; melhoramento genético do rebanho; sustentabilidade dos sistemas de produção; gerenciamento e capacitação de produtores e técnicos, visando contribuir com a melhoria dos indicadores técnicos e econômicos e da qualidade de vida dos produtores de base familiar”, afirmou.

O congresso será realizado pela Associação Capixaba dos Criadores de Nelore (ACCN) e acontecerá no Cine Teatro da Universidade Vila Velha até sexta-feira (7), das 8h30 às 18h. Para se inscrever ou obter mais informações sobre a programação, basta acessar o site www.visioneventos-es.com.br.

Pecuária no ES

A área total destinada à pastagem no Estado é de 1,34 milhão de hectares, com 2,29 milhões de cabeças de bovinos nos rebanhos de leite e de corte. São 31 mil produtores de bovinos, cerca de 17 mil produtores de leite, totalizando 451 milhões de litros por ano. A participação da atividade na economia capixaba representa 13% do Valor Bruto da Produção Agropecuária.

A pecuária é a segunda atividade agropecuária mais importante do Estado, atrás apenas do café, com aproximadamente 12,8 milhões de sacas, entre Conilon e arábica.

Os cinco maiores rebanhos do Espírito Santo são Ecoporanga, com 239 mil cabeças; Linhares, com 140 mil; Montanha, com 111 mil; Nova Venécia, com 99 mil e Barra de São Francisco, com 88 mil cabeças de gado.

Juliana Esteves - juliana.esteves@incaper.es.gov.br Luciana Silvestre - luciana.silvestre@incaper.es.gov.br Texto: Luciana Silvestre Tel.: (27) 3636-9878
Facebook: Incaper
Twitter: @incaper