01/04/2016 15h22 - Atualizado em 07/03/2017 15h15

1º Feira Agroecológica de Linhares é inaugurada neste domingo (03)

O município de Linhares ganha a sua primeira feira agroecológica, que irá acontecer todos os domingos, das 11h às 16h, no Shopping PátioMix. O espaço será um ponto para a venda de frutas, legumes, verduras e alimentos da agroindústria produzidos sem o uso de agrotóxico. Esta é a 11º feira orgânica do Estado e a primeira a acontecer fora da Grande Vitória. A solenidade de inauguração da feira acontece no próximo domingo (03), a partir das 11 horas.

Ao todo, 10 famílias de agricultores de Santa Maria de Jetibá, Colatina e Linhares estarão no local. Esses produtores foram cadastrados pela Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) e atendem às exigências da produção agroecológica, em que os alimentos são cultivados sem a utilização de agrotóxicos, respeitando-se critérios de sustentabilidade.

Os sistemas orgânicos e agroecológicos se caracterizam, principalmente, pela não utilização de produtos químicos no processo de produção. Os agroecológicos atendem às exigências do sistema de sustentabilidade e precisam passar por um processo de certificação para serem denominados orgânicos.

O mercado brasileiro de alimentos orgânicos e agroecológicos está crescendo a taxas que passam de 20% ao ano, conforme registros do projeto Organics Brasil. No Espírito Santo essa realidade não é diferente. Esses produtos vêm ganhando o mercado e a mesa dos consumidores capixabas. Já são mais de 300 produtores certificados no Estado, que atuam em vários municípios, como Santa Maria de Jetibá, Iconha, Fundão, Muqui, Cachoeiro do Itapemirim, Nova Venécia, Pedro Canário e Laranja da Terra.

O gerente de Agroecologia e Produção Vegetal da Seag, Aureliano Nogueira da Costa, explica que a abertura de novos canais de comercialização atende a uma das demandas do setor de orgânicos, levantada dentro do Plano Estratégico da Agricultura Capixaba (Pedeag 3). Para ele, este é um importante passo o crescimento do setor no Espírito Santo e que beneficia diretamente dois grupos da sociedade.

“O produtor rural agora tem mais um espaço para vender seus produtos, em um ambiente diferenciado, com ar condicionado, acesso ao consumidor e todas as facilidades de carregamento e descarregamento do que é vendido. Já a população ganha com a possibilidade de comprar alimentos que são produzidos sem o uso de agroquímicos”.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Seag
Daniel Simões
danielsimoes06@gmail.com
(27) 98849-9814

Ingrid Castilho
ingrid.castilho@seag.es.gov.br
(27)36363651
(27)988950928
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard