Pedeag 3

O PEDEAG 3 foi concluído no segundo semestre de 2016 e lançado em dezembro do mesmo ano pelo Governo do Estado, representado pela SEAG. O principal intuito foi estabelecer estratégias e iniciativas para geração de melhores resultados para o agronegócio capixaba nos próximos anos.

A equipe do PEDEAG 3 realizou um estudo em 27 cadeias produtivas e para cada uma delas ficaram estabelecidas diretrizes para o desenvolvimento. Foram realizadas 56 oficinas de trabalho, 90 entrevistas com especialistas em cada setor e mais 2 mil entrevistas com produtores. As prioridades estabelecidas para o próximo ciclo da agricultura do Estado serão inovação, sustentabilidade e agregação de valor aos produtos.

O primeiro PEDEAG foi elaborado em 2003, a partir de uma iniciativa pioneira na história recente da agricultura capixaba. Logo, o PEDEAG se transformou na principal ferramenta de planejamento do setor agrícola do Estado. Em 2008, a SEAG elaborou o NOVO PEDEAG, mantendo as linhas e diretrizes da primeira versão, mas aprofundando a visão estratégica por culturas e regiões do Estado.

O PEDEAG 3 reuniu os avanços obtidos nos últimos anos, alinhados com a análise de temas transversais, tais como capital humano, sustentabilidade, tecnologia e capacidade de inovação, organização da produção, logística e comercialização, dentre outras. Partiu-se da análise de cenários e da elaboração de diagnósticos, identificando oportunidades e desafios, estabelecendo objetivos e metas e definindo programas e iniciativas.

O estado do Espírito Santo é o único do país que tem três ciclos de planejamento estratégico projetando o futuro. Este processo tem ajudado muito para fazer com que a agricultura entre no rumo certo e esteja conectada com as demandas do produtor rural. O processo de elaboração do PEDEAG 3 teve sua complexidade aumentada devido ao cenário de crise hídrica e estiagem enfrentado no Espírito Santo nos últimos anos. As mudanças climáticas têm afetado diretamente a disponibilidade de água e a produtividade das culturas, o que vem interferindo diretamente na qualidade de vida dos agricultores de base familiar do Espírito Santo e na oferta de alimentos para a sociedade em geral. Esse consiste no grande desafio da SEAG, que precisou concentrar esforços no ano de 2015 e 2016 em busca de alternativas para a redução dos riscos do setor agropecuário e promoção do desenvolvimento local e regional em suas ações de planejamento.

Acesse o Pedeag 3 na íntegra:

Download

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard