Secretaria da Agricultura participa da Feira da Agricultura Familiar
A Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) estará presente em mais uma edição da tradicional Feira da Agricultura Familiar e Reforma Agrária do Espírito Santo. O evento, que tem entrada gratuita, acontece na Praça do Papa, em Vitória, e tem como objetivo mostrar a força da agricultura familiar no Estado, além de fomentar a cultura, a gastronomia e o artesanato capixaba. A 18ª edição da feira começa nesta quinta-feira (03) e vai até domingo (06).
Serão mais de 280 famílias rurais presentes no evento, que contará com exposição de cafés especiais e diversos outros produtos da agricultura capixaba, além de artesanatos e plantas.
Durante os quatro dias de exposição, a Secretaria da Agricultura, junto ao Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-ES), vai apoiar um estande que disponibilizará informações sobre os cafés especiais de origem capixaba, com o foco principal nas Indicações Geográficas (IG): Montanha, Caparaó e Conilon. A Indicação Geográfica é uma marca territorial que reconhece uma localidade como a origem de um produto, com qualidade única e específica.
Além disso, o estande contará com degustação de cafés arábica e conilon, cultivados nas três IGs capixabas. O visitante também poderá participar de provas comentadas e ainda adquirir os produtos. O estande também conta com apoio da Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes) e do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper).
“A feira é importante, porque traz uma amostra muito significativa dos produtos típicos e do artesanato da agricultura familiar, trazendo toda a cultura, beleza e alegria do setor. A agricultura familiar trabalha em pequenos espaços, mas é uma grande produtora de alimentos que move o agro capixaba. Se hoje o Espírito Santo é um gigante na produção de café e de diversos outros produtos, isso é muito em função da presença da agricultura familiar no Estado”, afirmou o secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli.
A cada quatro estabelecimentos rurais do Espírito Santo, agricultura familiar está presente em três, sendo uma importante fonte de renda no campo e contribuindo para a produção de alimentos em todo o Brasil. A área ocupada pela agricultura familiar no Espírito Santo é de 1 milhão de hectares (33%), de acordo com o Censo Agropecuário.
Somente na cafeicultura, atividade mais presente nas propriedades rurais do Estado, a agricultura familiar está inserida em 78% dos estabelecimentos com produção de café.
O diretor-presidente do Incaper, Franco Fiorot, lembrou que o mercado de cafés com qualidade superior apresenta um crescimento de 15% ao ano e a tendência é de que cresça ainda mais.
“Sabemos que a agricultura familiar não mede esforços para entregar à sociedade um café de qualidade e reconhecemos o esforço dos produtores que trabalham cada vez mais com qualidade nos cafés capixabas. E vamos continuar a trabalhar para potencializar as nossas ações de pesquisa e extensão rural, junto aos parceiros, para que os cafeicultores continuem a alcançar excelentes notas em qualidade e sustentabilidade”, destacou.
A feira tem realização da Federação dos Trabalhadores Rurais, Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Espírito Santo (Fetaes).
Serviço:
Confira a programação da 18º Feira da Agricultura Familiar e Reforma Agrária do Espírito Santo
Quando: 03 a 06/08 (quinta-feira a domingo)
Onde: Praça do Papa - Vitória (ES)
Horários: Quinta e sexta das 16h às 22h; sábado das 12h às 22h; e domingo das 10h às 18h.
Entrada: gratuita
Texto: Priscila Contarini
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Seag
Priscila Contarini / Rafael Gomes
(27) 3636-3700/ (27) 99645-4694 / (27) 99785-7697