29/01/2019 13h00 - Atualizado em 29/01/2019 15h32

Seag faz vistoria em barragens de Jaguaré e Sooretama nesta terça-feira

Fonte: SECOM ES

Equipes da Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) deram início às vistorias nas barragens existentes no Espírito Santo. Nesta terça-feira (29), a equipe visita os municípios de Jaguaré e Sooretama, no norte do Estado. Serão feitos monitoramentos para avaliar a situação de cada barragem como forma de prevenção.

As visitas técnicas da Seag seguem durante toda esta semana e na próxima. As equipes também vão fiscalizar barragens localizadas nos municípios de Marilândia, Colatina, Nova Venécia, Baixo Guandu, São Roque do Canaã e Santa Teresa.

O trabalho faz parte do planejamento anunciado nessa segunda-feira (28), pelo governador do Estado, Renato Casagrande, com o intuito de prevenir desastres como o que ocorreu em Brumadinho/MG. A reunião envolveu secretários, presidentes e diretores de órgãos e autarquias. Foi anunciada a criação de um comitê para acompanhar a situação das barragens no Estado.

O Espírito Santo tem 98 barragens de reserva de água particulares registradas no cadastro de segurança da Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh) e outras 15 públicas, sendo seis entregues e nove ainda em construção. Não há registro de barragens de rejeitos de mineração, como a que se rompeu em Brumadinho (MG), na última sexta-feira (25).

 

Os municípios e as barragens a serem vistoriadas nos próximos dias são:

- Jaguaré – Caximbau e Água Limpa;

- Sooretama – Cupido e Pasto Novo;

- Marilândia – Liberdade;

- Colatina – Paul de Graça Aranha;

- Nova Venécia – Assentamento Três Pontões e Assentamento 13 de Maio;

- Baixo Guandu – Pinga Fogo e Bonfim;

- São Roque do Canaã – Alto Santa Júlia e Santa Júlia Agrovila;

- Santa Teresa – Cabeceira 25 de Julho e Afluente de 25 de Julho.
 

Informações à imprensa
Gerência de Comunicação – Seag
Luciano Vieira de Aguiar
Carlos Pereira
comunica.seag@gmail
(27) 3636-3700

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard