29/08/2025 09h01 - Atualizado em 29/08/2025 15h33

Pinheiros AgroShow reúne inovação, conhecimento e oportunidades para o agro capixaba

Foto: Henrique Fajoli/Seag

A terceira edição do Pinheiros AgroShow começou nesta quinta-feira (28) e segue até sábado (30), em Pinheiros, no Norte do Espírito Santo. O evento, já consolidado no calendário do agro capixaba, apresenta uma programação diversificada que inclui palestras, painéis técnicos e a novidade do leilão virtual de gado de leite e de corte, ampliando as oportunidades de negócios e inovação para os produtores.

A feira reúne produtores, lideranças, estudantes e empresas, criando um espaço de troca de conhecimento, capacitação e fortalecimento da economia rural.

Nesta quinta-feira, o secretário de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca, Enio Bergoli, visitou o evento e ressaltou a importância da feira para o fortalecimento do agro no Norte capixaba.

“O Pinheiros AgroShow é um exemplo de como o agro capixaba tem se modernizado e buscado novas oportunidades. Aqui vemos inovação, tecnologia e, sobretudo, a força do produtor rural, que movimenta a economia e garante alimentos de qualidade. A presença de painéis técnicos, palestras e até leilões virtuais mostra que o setor está preparado para os desafios do futuro, com sustentabilidade e competitividade”, destacou Bergoli.

Incaper lança cartilha

O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) vai lançar, no sábado (30), às 9 horas, a cartilha “Cafeicultura Sustentável: Boas Práticas Agrícolas para o Café Conilon”.

A publicação tem como objetivo orientar técnicos e cafeicultores – principalmente os de base familiar – sobre tecnologias que devem ser utilizadas para garantir o desenvolvimento da cafeicultura de conilon em base sustentável.

O material está organizado na descrição e ilustração de 20 etapas essenciais relacionadas às Boas Práticas Agrícolas (BPA) nas fases de campo, colheita e pós-colheita. A cartilha também traz um cronograma anual de atividades, que indica os meses prioritários para cada prática, funcionando como um guia prático de consulta sistemática para os agricultores.

O conteúdo está alinhado ao Programa de Desenvolvimento Sustentável da Cafeicultura do Espírito Santo, lançado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), em 2023. O programa tem como objetivo agregar valor à produção capixaba de café e prevê metas como aumento da produtividade, adequação ambiental e ampliação da oferta de cafés superiores. 

 

 Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Seag
Leonardo Sales / Nayara Santana
(27) 3636-3700
comunica.seag@gmail.com

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard