22/08/2017 18h13

Mercado de food truck é tema de debate em seminário em Vitória

Em crescimento em todo Brasil, o mercado de food truck foi tema de seminário realizado na tarde desta terça-feira (22), em Vitória. O objetivo foi reunir pessoas que já atuam neste setor ou interessadas em montar o próprio negócio para apresentar a normatização, apresentar ideias de sucesso e linhas de financiamento para os empreendedores.

Os food trucks movimentaram na economia do País, em 2014, aproximadamente R$140 bilhões.  O seminário foi uma realização da Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento e Pesca (Seag) em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes) e a DVF, e contou com a participação de mais de 60 empreendedores.

O secretário de Estado da Agricultura, Octaciano Neto, destacou que a aposta em ideias novas para movimentar a economia e gerar emprego e renda ocupa um espaço representativo no mercado. “A economia criativa já representa 8% do PIB do Estado. E a organização do setor ajuda para que todos consigam o desenvolvimento e ampliar seus negócios. Um bom exemplo foi o setor das cervejas artesanais no Estado que se organizou e conseguiu propor e aprovar a redução do ICMS sobre bebida produzida no Espírito Santo. E esse é o momento de se debater a aprender sobre o segmento dos food truck”, pontuou Octaciano.

O secretário de Estado da Cultura, João Gualberto Vasconcellos, que também participou da abertura, destacou que a inovação e criatividade estão ligadas as ações que levam ao crescimento da economia. O diretor de atendimento do Sebrae, Ruy Dias, lembrou que muitos eventos já tem as praças de alimentação ocupadas por food trucks, o que mostra o crescimento do setor. Já o gerente de relacionamento do Bandes, Paulo Sérgio Federici, mostrou que a instituição possui linhas para ajudar os empreendedores.

Durante o seminário, o gerente do processo de normatização da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), Antonio Cordeiro, apresentou a proposta de normatização federal voltada a empresários que atuam ou desejam atuar como food trucks no Brasil. Já o presidente da Associação Paranaense de Food Truck, Antônio Paulo Tanaka, contou da experiência positiva do setor que se organizou em 2015, no Estado.

Para finalizar, o diretor de crédito e fomento do Bandes, Everaldo Colodetti, apresentou as opções de financiamento do banco e o modelo de atuação da instituição.

 

Informações à Imprensa:

Pedro Callegario

pedro.seages@gmail.com

(27) 3636-3651

(27) 9 8849-9814

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard