Governo do Estado entrega equipamento e inaugura galpão rural em Muqui
Mais infraestrutura para o campo. O Governo do Estado do Espírito Santo por meio da Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), entregou, nesse sábado (25), um secador de café e um galpão para Cooperativa dos Cafeicultores do Sul do ES (CAFESUL), no munícipio de Muqui. Os investimentos alcançaram mais de R$ 500 mil e vão otimizar o trabalho realizado na cooperativa.
A cooperativa Cafesul completa 25 anos de trajetória e reúne pequenos produtores de sete municípios da região Sul do Estado para promover o desenvolvimento sustentável das comunidades onde atua. Os equipamentos agrícolas adquiridos com recursos do Fundo Social de Apoio à Agricultura Familiar (Funsaf), o secador de café e o galpão irão contemplar um grupo de 30 mulheres que formam o grupo Póde Mulheres. O grupo foi criado para agregar valor aos cafés produzidos pelas mulheres da região.
“A Café Sul tem um papel importante em relação ao desenvolvimento dos pequenos produtores da região Sul e essa entrega é essencial para o desenvolvimento das cafeicultoras da região, agregando valor à produção com uma iguaria cada vez mais valorizada mundialmente: o café especial”, ressaltou o secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli.
O café produzido pelo Póde Mulheres traz um aroma delicado, corpo cremoso e finalização prolongada, proporcionando uma experiência única ao saborear o conilon especial. Sabor e alta qualidade de um café produzido exclusivamente por mulheres.
Póde Mulheres
A iniciativa partiu da Cooperativa dos Cafeicultores do Sul do Estado do Espírito Santo (Cafesul), e conta com atuação direta do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper). Desde que foi criado, o Póde Mulheres mudou a rotina de produção e a vida de muitas famílias de Muqui e municípios vizinhos.
Na embalagem, o Póde Mulheres traz café 100% conilon, 100% capixaba, 100% feito por mulheres. Até aí, um café como muitos. O diferencial está na delicadeza que elas depositam nos tratos culturais, na colheita e na pós-colheita. Das mãos delicadas das mulheres sai um dos produtos mais nobres da cafeicultura de Muqui.
Além do aroma e sabor, outro aspecto que chama a atenção é uma das embalagens do Pó de Mulheres. O produto é apresentado torrado e moído numa espécie de sachê, um mini filtro de café pronto para coar e servir a dose individual.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Seag
Priscila Contarini
priscila.contarini@seag.es.gov.br
27 996454694/ (27) 3636-3700