Governo do Estado assina ordem de serviço para construção de ponte em Muniz Freire
Mais infraestrutura rural para Muniz Freire. O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), assinou, nessa quarta-feira (18), a ordem de serviço para a construção de uma ponte rural no entrocamento ES-379 – Sede, em Muniz Freire. Para a realização das obras serão investidos R$ 1,3 milhão. A construção da nova ponte na região facilitará o deslocamento entre os distritos rurais, o escoamento de produtos agrícolas, o agroturismo local, além de garantir mais segurança para veículos e pedestres que trafegam pela ponte.
Muniz Freire, no Espírito Santo, é conhecida por sua produção de café especial. Aproximadamente 58,35% da população do município está ocupada em atividades agropecuárias. A nova ponte vai garantir mais mobilidade rural para o tráfego de passagem, especialmente no que se refere à logística de escoamento da produção agrícola e a consequente promoção da economia regional.
"Ao fortalecer a agricultura e garantir a conectividade entre as comunidades, essa obra contribui ainda mais para o crescimento de Muniz Freire", afirma o secretário da Agricultura, Enio Bergoli. A obra vai facilitar o escoamento da produção agrícola, reduzir custos e gerar mais oportunidades de negócios para os produtores rurais. "Essa iniciativa demonstra o compromisso do governo em investir no desenvolvimento rural e em melhorar a qualidade de vida da população", completa Bergoli.
A ação faz parte do Programa Pontes Rurais realizado pela Seag e as prefeituras municipais são responsáveis pela instalação das "cabeças" das pontes. As vigas de concreto utilizadas nas pontes são mais seguras e duráveis do que as pontes de madeira, que são comuns nas regiões rurais.
Programa Pontes Rurais
O Programa Pontes Rurais tem como objetivo a substituição das antigas pontes de madeira pelas de concreto, garantindo maior durabilidade e segurança aos moradores das zonas rurais do Estado. O intuito é oferecer melhor trafegabilidade e o bem-estar dos moradores da zona rural. A Secretaria da Agricultura fornece as vigas e as prefeituras ficam responsáveis pela instalação das chamadas “cabeças” de ponte nos locais. As vigas de concreto garantem mais segurança para quem precisa circular pelas comunidades rurais do que as pontes de madeira, comuns nessas regiões, além da maior durabilidade que o material confere à estrutura.
Texto: Priscila Contarini
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Seag
Priscila Contarini / Mike Figueiredo
(27) 3636-3700 / (27) 99645-4694 / (27) 99616-5840