07/05/2024 11h16 - Atualizado em 07/05/2024 17h24

Espírito Santo recebe caravana de Educação Sanitária para combater influenza aviária e monilíase do cacau

Foto: Divulgação/Seag

Foi dada a largada para a 1ª Caravana de Educação Sanitária em Defesa Agropecuária da Região Sudeste, que vai percorrer diversos municípios do Espírito Santo. As atividades são promovidas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), por meio da Superintendência Federal de Agricultura no Espírito Santo (SFA-ES), e conta com o apoio da Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) e órgão vinculados.

As capacitações da Caravana tiveram início nessa segunda-feira (06) e seguem até este sábado (11). O objetivo é envolver profissionais da defesa agropecuária como multiplicadores de conteúdo para a prevenção e a vigilância da monilíase do cacaueiro e da influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP).

“O Espírito Santo tem atuado de forma exemplar no combate à influenza aviária e à monilíase do cacau, com articulação entre Governo do Estado, outros órgãos públicos e representantes da iniciativa privada. Precisamos estar em dia com as questões sanitárias e proteger nosso setor agropecuário, que é grande gerador de emprego e renda para os capixabas”, considerou o secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli.

Entre os municípios que fazem parte do roteiro das capacitações estão Linhares, Colatina, Santa Maria de Jetibá, Domingos Martins, Marechal Floriano, Piúma, Marataízes, Anchieta, Vila Velha e Vitória.

“Estamos presentes aqui para demonstrar nosso compromisso e comprometimento com a educação sanitária. O Espírito Santo está sediando, este ano, as atividades da caravana na Região Sudeste, inclusive devido à importância da avicultura e da cacauicultura para o Estado. A defesa agropecuária é extremamente importante porque envolve questões relacionadas à soberania e à segurança nacional”, declarou o superintendente Federal de Agricultura no Espírito Santo, Guilherme Gomes de Souza.

Também estiveram presentes a coordenadora do Programa Nacional de Educação Sanitária em Defesa Agropecuária (Proesa) do Mapa, Juliana Moreira Vaz; o superintendente estadual do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), Laércio André Nochang; o superintendente estadual da Agência Brasileira de Inteligência (ABIN), Diogo Franco Magalhães; além de representantes das demais instituições parceiras.

A estimativa é de que a Caravana de Educação Sanitária realize capacitações de mais de 1,2 mil pessoas. O público-alvo é formado por fiscais e técnicos federais e estaduais agropecuários, profissionais de prefeituras municipais, agentes de saúde e professores, que atuarão como multiplicadores; e também estudantes, agricultores, pescadores e a população em geral.

A ação tem apoio e participação de diversas entidades, como a Seag, o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes), o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-ES) e a Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea (Mútua).

Com informações do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Priscila Contarini / Mike Figueiredo
(27) 3636-3700 / (27) 99645-4694 / (27) 99616-5840