Espírito Santo avança no desenvolvimento sustentável da cafeicultura com integração ao Programa Café Produtor de Água

A cafeicultura é um dos pilares econômicos e culturais do Espírito Santo. Pensando nisso, o Estado deu um importante passo para garantir sua preservação e a continuidade dessa atividade ao integrar os programas estaduais ao Programa Café Produtor de Água, coordenado pelo Conselho Nacional do Café (CNC).
Nesta segunda-feira (11), na sede do Sistema OCB/ES, em Vitória, foi assinado o Acordo de Cooperação Técnica do Programa Café Produtor de Água, entre o Conselho Nacional do Café, o Governo do Estado, o Sistema OCB/ES e as cooperativas Cooabriel, Nater Coop, Cafesul e Sicoob ES.
Com esse acordo, o Programa Reflorestar, coordenado pela Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama), e o Programa de Desenvolvimento Sustentável da Cadeia do Café do Espírito Santo, conduzido pela Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), passam a integrar oficialmente o Programa Café Produtor de Água, ampliando as ações ambientais e de sustentabilidade da cafeicultura capixaba.
Para o secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli, essa integração reforça o compromisso do Governo do Espírito Santo com uma cafeicultura sustentável, assegurando um futuro próspero para os produtores e para os recursos naturais.
“A água é um dos recursos mais preciosos para a agricultura do Estado. Cerca de dois terços do nosso território enfrentam balanço hídrico negativo, e as mudanças climáticas intensificam ainda mais esse desafio. Por isso, investir na preservação dos recursos hídricos e na gestão integrada do armazenamento de água é fundamental”, ressaltou o secretário Enio Bergoli.
O Espírito Santo é o maior produtor nacional de café conilon, o segundo maior produtor de café (considerando as variedades arábica e conilon) e o terceiro maior produtor de café arábica, conforme dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Acordos de cooperação como este atendem à crescente demanda da sociedade por práticas sustentáveis na cadeia produtiva do café e posicionam o Estado como referência nacional em sustentabilidade da cafeicultura.
Programa Reflorestar
O Programa Reflorestar é uma iniciativa do Governo do Estado que visa promover a restauração do ciclo hidrológico por meio da conservação e recuperação da cobertura florestal, gerando oportunidades e renda para o produtor rural e estimulando a adoção de práticas sustentáveis no uso do solo.
Programa de Desenvolvimento Sustentável da Cadeia do Café do Espírito Santo
Iniciativa estratégica da Seag, voltada para a valorização, modernização e consolidação da cafeicultura capixaba como uma das mais relevantes do mundo em qualidade, diversidade e sustentabilidade. O programa contempla ações integradas que promovem a sustentabilidade ambiental, a inovação tecnológica, a valorização social dos produtores e a agregação de valor aos cafés capixabas.
Programa Café Produtor de Água
Criado em 2021 pelo Conselho Nacional do Café, o Programa tem como objetivo promover a sustentabilidade na cafeicultura, com foco na conservação da água e na revitalização ambiental das bacias hidrográficas onde o café é cultivado.
A integração desses programas fortalece o compromisso do Espírito Santo com uma cafeicultura sustentável, unindo preservação ambiental e desenvolvimento rural para garantir um futuro promissor ao setor.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Seag
Leonardo Sales / Nayara Santana
(27) 3636-3700
comunica.seag@gmail.com