27/05/2025 15h07

Entrega de máquina de cera alveolada e equipamentos do Funsaf fortalece apicultura capixaba

A apicultura do Espírito Santo acaba de avançar significativamente com novas entregas voltadas ao fortalecimento do setor. Nesta terça-feira (27), em Ibiraçu, a Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) realizou a entrega de uma máquina de cera alveolada à Federação Capixaba das Associações de Apicultores (Fecapis), além de equipamentos adquiridos com recursos do Fundo Social de Apoio à Agricultura Familiar (Funsaf).

A máquina de cera alveolada, viabilizada por meio de emenda parlamentar federal, tem capacidade produtiva de até 100 quilos por dia, o que equivale à cerca de 2 toneladas por mês – volume suficiente para atender com folga à demanda anual do Espírito Santo. O equipamento será fundamental para que as 15 associações vinculadas à Fecapis passem a produzir o insumo em maior escala, garantindo mais autonomia e qualidade na produção de mel.

Além da máquina, foram entregues equipamentos adquiridos com recursos do Funsaf, que têm como objetivo impulsionar a produção, promover maior eficiência no manejo e garantir o aumento da renda para os agricultores familiares envolvidos com a apicultura.

“Esses maquinários beneficiarão diretamente cerca de 250 apicultores, responsáveis por mais de 60% da produção de mel do Espírito Santo. Eles agora terão acesso a insumos de melhor qualidade, aumento na produtividade e redução de custos. É mais um passo importante no fortalecimento da apicultura capixaba e da agricultura familiar no Estado”, destacou o secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli.

A produção de cera alveolada é, atualmente, um dos principais gargalos do setor, que depende da compra do insumo em outros estados, o que eleva os custos e gera riscos quanto à qualidade e à segurança sanitária. Com a nova máquina, o Espírito Santo passa a ter autonomia na produção da cera, reduzindo despesas e ampliando a produtividade dos apiários locais.

Alinhamento ao PEDEAG 4

A iniciativa está alinhada às diretrizes do Plano Estratégico de Desenvolvimento da Agricultura Capixaba – PEDEAG 4 (2023–2032), que prevê o fortalecimento das cadeias produtivas, a agregação de valor e a promoção da sustentabilidade econômica e ambiental no meio rural. A ação integra o portfólio de investimentos em inovação e modernização dos equipamentos para criação e beneficiamento da produção agrícola no Estado.

 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Seag
Leonardo Sales / Giuliana Dias 
(27) 3636-3700
comunica.seag@gmail.com

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard