03/07/2017 14h56 - Atualizado em 03/07/2017 15h01

Encontro reúne produtores de inhame em Alfredo Chaves

Para apresentar os resultados obtidos em pesquisas sobre o inhame e debater a produção do tubérculo no Espírito Santo, será realizado o II Encontro Estadual de Produtores de Inhame na próxima sexta-feira (07), a partir das 9 horas, no Salão Comunitário de São Bento de Urânia, em Alfredo Chaves. O evento vai reunir produtores, pesquisadores, estudantes, técnicos e a comunidade em geral.

Na oportunidade será entregue a Identificação Geográfica (IG) do inhame para os municípios que integram a Região São Bento de Urânia (Alfredo Chaves, Marechal Floriano, Domingos Martins, Venda Nova do Imigrante, Vargem Alta e Castelo). Assim, a região se tornará a capital brasileira da produção do tubérculo.

Serão feitas apresentações das pesquisas realizadas pela Embrapa Hortaliças, do diretor executivo da Associação dos Produtores de Inhame São Bento do Espírito Santo (Apisbes), Jandir Gratieri, e palestras de representantes do Ministério da Agricultura.

O secretário de Estado da Agricultura, Octaciano Neto, destacou que a produção de inhame em São Bento de Urânia é referência. “A região é reconhecida nacionalmente com a produção de inhame de qualidade. O Estado produz 80 mil toneladas de inhame e metade vem da região. O Plano Estratégico da Agricultura Capixaba (Pedeag 3) estabeleceu como pilares a sustentabilidade e a agregação de valores aos produtos. E vemos que os produtores de São Bento de Urânia estão nesse caminho”, pontuou Octaciano.

Para o gerente de agroecologia e produção vegetal da Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), Marcus Magalhães, o encontro evidencia as potencialidades do agronegócio capixaba. “O II Encontro Estadual de Produtores de Inhame mostra para a sociedade o grau de diversificação que existe na agricultura do Espírito Santo. O Estado é capaz de ter expertise, qualidade e volume de produção em vários produtos devido à qualificação dos nossos técnicos e arrojo dos nossos produtores. Estamos muito felizes em sermos a capital nacional do inhame”, disse Magalhães.

O presidente da Apisbes falou dos objetivos do encontro. “Pretendemos mostrar o resultado dos últimos 20 anos na produção e na pesquisa do inhame, entregar a identificação geográfica e discutir toda organização da cadeia produtiva, desde a pesquisa até o produto final”, contou Gratieri.

O encontro é uma realização da Associação dos Produtores de Inhame São Bento do Espírito Santo e conta com o apoio da Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag); do Ministério da Agricultura; do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae); do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar); do Rei do Inhame; da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Hortaliças – DF; e das prefeituras de Alfredo Chaves, Marechal Floriano, Domingos Martins, Venda Nova do Imigrante, Vargem Alta e Castelo.

 

Serviço:

II Encontro Estadual de Produtores de Inhame

Data: 07 de julho (sexta-feira)

Horário: 9 horas

Local: Salão Comunitário, em São Bento de Urânia, Alfredo Chaves (ES)

 

Programação:

Sexta-feira (07)

9 horas – Chegada das autoridades, recepção, credenciamento e café da manhã

9h30 – Composição da Mesa e fala das autoridades

10 horas – Apresentação do vídeo “A Saga do Inhame”

10h20 – Apresentação dos trabalhos técnicos obtidos nas unidades de pesquisa do inhame (Colocasia Esculenta) com o Dr. Nuno Rodrigo Madeira (pesquisador da EMBRAPA-DF)

10h40 – Apresentação de vídeos e fotos científicas obtidas nas Unidades de Observação de Inhame (Colocasia Esculenta), material inédito no Brasil, com Jandir Gratieri (diretor executivo da Associação dos Produtores de Inhame São Bento do Espírito Santo – Apisbes – e pesquisador da natureza biomas brasileiros)

11 horas – Palestra Identificação Geográfica (IG) com Beatriz Junqueira (autoridade fiscal federal agropecuário do Ministério da Agricultura)

11h20 – Entrega da Identificação Geográfica (IG) do inhame (Colocasia Esculenta) para os municípios que compreendem a área delimitada da Região de São Bento de Urânia

11h40 – Palestra Legislação de Campo e Produção de Sementes com Raphael Massaud Conde e João Paulo Silva Araújo (auditores fiscais federais agropecuários do Ministério da Agricultura)

12 horas – Agradecimento e encerramento

 

Informações à Imprensa:

Pedro Callegario

pedro.seages@gmail.com

(27) 3636-3651

(27) 9 8849-9814

 

Cecília Leite

cecilia.seages@gmail.com

(27) 3636-3651

(27) 98852-4622

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard